Jorge sai em defesa do sobrinho que foi inocentado pela justiça federal

TIO_02“Tomo a iniciativa de em meu nome pessoal e da família encaminhar este posicionamento sobre a sentença proferida em relação à chamada Operação G-7 e que atingiu Tiago Viana, alguns funcionários públicos e empresários do nosso estado. Sempre afirmei que, conhecendo não só meu sobrinho, mas também muitos dos envolvidos, quando julgados, eles seriam inocentados. Graças a Deus a justiça está sendo feita. A Justiça Federal deu uma sentença que inocenta das denúncias o Tiago e outros citados. Por conta de tudo que passamos, de tantas acusações infundadas, a ação de tantos oportunistas que fizeram pré julgamento e usaram e abusaram de versões fantasiosas para nos atingir, tomamos a iniciativa não de querer fazer acerto de contas, mas apenas fazer esse registro repondo a verdade, agora baseada em uma decisão judicial. Daí pedimos que seja divulgado nosso posicionamento para que possamos definitivamente virar a página desse episódio tão lamentável.

Após o transcurso de quatro anos de investigações e de apurações criminais, revestidas de inúmeros abusos e de desnecessárias medidas intrusivas da liberdade, Tiago Viana Neves Paiva foi absolvido, por sentença proferida pelo Juiz Federal Jair Araújo Facundes, de todas as infundadas acusações que lhe foram formuladas em decorrência de denominada “Operação G7”.

A sentença proferida pelo magistrado federal desconstruiu totalmente as frágeis acusações, revelando a absoluta ausência de propósito lícito da inclusão de Tiago Viana Neves Paiva como um dos alvos de uma operação policial espetaculosa e abusiva.

Assim, ao final de longa e profunda devassa em sua vida pessoal, maculada não apenas com uma sofrida e descabida prisão preventiva, como também com a imposição de diversas medidas cautelares e com a realização de quebras de sigilo em seu detrimento, a sentença proferida em favor de Tiago e outros restaurou o seu sentimento de confiança e de todos nós na capacidade do Poder Judiciário de fazer Justiça.

O Doutor Jair Facundes é um magistrado conhecido por sua ação firme e independente, e respeitado por toda a sociedade,e todos os operadores do direito. Nós todos devemos apoiar sempre a ação da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e outras instituições para cumprirem seu papel estabelecido na Constituição. Agora instituições são compostas por pessoas e o que não se pode permitir são os abusos, as ações dirigidas. Ninguém pode ser julgado e condenado previamente.

Esse episódio atingiu a honra de pessoas que foram execradas publicamente e que só agora depois de quatro anos, de muitas investigações, sai o julgamento que inocenta o Tiago e outros que também sofreram injustiça. Como reparar as reportagens, as matérias que, baseadas em desinformação e inverdades, inclusive repassadas por algumas autoridades, atingiram os envolvidos e seus familiares?

Entendemos que, mesmo se tratando de um episódio que trouxe tantos danos a tantas famílias, o melhor é virar essa página, seguir com a vida, agradecendo aos advogados, especialmente o Doutor Rodrigo Mudrovitsch e sua equipe, o Rodrigo Aiache, o Odilardo e outros que ajudaram na busca por justiça.

Jorge Viana

Compartilhar