Alunos recebem premiação na terça

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) entrega, na terça-feira (8), a premiação dos alunos autores das três melhores redações sobre a atuação do MP Estadual. Os estudantes da Escola Pedro Martinello, do bairro Montanhês, foram desafiados a elaborar um texto durante a 2ª edição do projeto ‘Promotor por um dia’, ocorrido no fim do ano passado.

A premiação ocorrerá às 10h30, no gabinete do procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. Na ocasião, os autores das três redações classificadas receberão medalhas, sendo que, o autor da redação classificada em primeiro lugar receberá um tablet e acompanhará, por um dia, as atividades de um promotor de Justiça, inclusive em um júri, para ter noção de como a Justiça funciona e de que é amplo o direito de defesa.

O projeto

O “Promotor por um Dia”, promovido pelo MPAC, tem a finalidade levar ao conhecimento de estudantes de diversos níveis de escolaridade, informações acerca da instituição e as atribuições dos membros da insituição. São convidados a participar do projeto, alunos de escolas públicas localizadas em bairros com índice de maior vulnerabilidade social.

Para atender às metas, como etapa do projeto, os alunos conhecem as dependências do MPAC e assistem a uma palestra ministrada por um promotor de Justiça convidado, onde ele aborda as questões sociais e explica sobre as atribuições do MPAC.

Após a visitação e informações, os participantes são desafiados a escrever uma redação com o tema ‘Se eu fosse um promotor’. Os textos são avaliados pelo corpo administrativo da unidade escolar e os três melhores autores recebem a premiação. Todos os participantes recebem certificados.

Nesta última edição do projeto, foram 27 alunos, entre 13 a 15 anos de idade, do nono ano, que participaram.