
Mais de 1,5 mil pessoas compareceram ao desfile da Independência, na avenida Amadeo Barbosa, no 2º Distrito de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 07 de setembro.
A governadora em exercício do Acre, Nazaré Araújo, acompanha o desfile do palanque de autoridades ao lado do seu esposo Luiz Antônio Lambert, da filha Louise e de sua mãe Maria Lúcia, ex-deputada federal e viúva de José Augusto Araújo, ex-governador do Acre.
Sob um forte calor, de mais de 30 graus, as pessoas assistiram das arquibancadas mais de duas horas de desfile, que começou com a Apae e terminou com a apresentação dos clubes dos motoqueiros do Acre. Enquanto isso uma cobertura especial preparada pelo cerimonial do governo protegia do sol as autoridades presentes.
Na avaliação de quem esteve no local, o ato cívico deste ano foi bem melhor e mais prestigiado que o do ano passado.

Apesar de apenas duas escolas terem participado do evento, Neutel Maia e Terezinha Miguéis, o desfile foi abrilhantado pela participação das Forças Armadas e dos clubes do Fusca e dos Motoqueiros, duas das apresentações que mais chamaram a atenção.
A governadora em exercício Nazaré Araújo destacou a presença do público no desfile. “A gente vê aqui a demonstração aqui de tudo aquilo que a gente faz ao longo do ano, da apresentação de uma escola como a Apae trazendo aqui a superação de pessoas com deficiência, todas a pessoas das escolas, as fanfarras, as Forças Armadas, da Defesa Civil, o público. foi uma participação importante de todos”, disse Nazaré Araújo.
O evento foi marcado ainda pela manifestação dos professores da Educação do Estado, que com faixas anti-petistas protestaram contra o governo do Acre. Eles ficaram ao lado de uma das arquibancadas distantes do palanque de autoridades, mas mesmo assim foram percebidos. Os professores não entraram na avenida após o desfile como ocorria em protestos em anos anteriores.