Abin vai participar de gestão integrada na segurança do Acre

O governador Sebastião Viana (PT) instituiu, no último dia 31 de agosto, a nova versão do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI–E), coordenado na estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). O intuito seria de maximizar as ações de combate à criminalidade, que tem aumentado consideravelmente em todo o estado.

Segundo o decreto governamental, o Estado do Acre vem constantemente buscando se adequar às ações e metodologias desencadeadas pela Política Nacional de Segurança Pública, o que necessitaria de uma adequação da legislação vigente no Estado à operacionalização do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) frente a Política Nacional de Segurança.

Ainda no documento, Sebastião diz que a proposta deve contribuir para a integração e harmonização dos órgãos do sistema de Justiça Criminal na execução do diagnóstico, planejamento, implementação e monitoração de políticas de segurança pública para o Estado.

No gabinete, deve, participar membros de órgãos estaduais e federais, entre eles da Procuradoria da República, Justiça Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e, ainda, membro da Agencia Brasileira de Inteligência, órgão ligado à Presidência da República.