O atual cenário vivido pela pecuária de corte, os custos de produção na atividade e os impactos da crise da economia brasileira sobre o setor. Estes são alguns pontos que serão abordados pelo professor Sérgio De Zen, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz (Cepea/Esalq). Ele é um dos palestrantes do “Dia de Mercado da Pecuária de Corte”, evento que acontece no próximo dia 21, em Rio Branco (AC).
O evento será realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) e reunirá vários especialistas em pecuária de corte, em uma programação com palestras e debates. O objetivo do Dia de Mercado é difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro, projeto desenvolvido pela CNA e Cepea para levantar informações sobre a atividade em várias regiões do país.
Em sua palestra, De Zen vai mostrar como o momento vivido pelo país pode impactar a pecuária de corte, além de traçar possíveis cenários para a atividade pecuária. “Hoje vivemos um momento interessante tanto no cenário interno como no externo. Mesmo com o preço alto, a demanda pela carne bovina continua firme internamente e o patamar do dólar está favorável à exportação. Entretanto, com a crise, o desafio é saber até quando tudo isso vai permanecer”, explica o professor.
Na sua avaliação, apesar da valorização dos animais, os custos de produção na atividade têm subido. Outro fator ao qual se deve ficar atento são os investimentos na pecuária. Segundo o pesquisador, com a crise na economia brasileira, os investidores podem se afastar e o Brasil vai perder competitividade no comércio internacional de carne e, consequentemente, “as condições para oferecer mais e melhor”.
Serviço
Evento: Dia de Mercado da Pecuária de Corte
Data: 21 de setembro
Local: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC)
Inscrições: pelo e-mail: cna.campofuturo@cna.org.br ou pelos telefones (68) 3224-1797, (68) 9971-8498, (68) 9984.0443 ou (68) 9999-5535 (WhatsApp) com Andreia Carvalho.
As inscrições devem conter: Nome, Telefone e Atividade Principal.