Promotora alerta sobre golpes de novas pirâmides financeiras

A promotora Alessandra Garcia Marques, do Ministério Público Estadual do Acre, responsável pela ação que culminou com o fim da Telexfree no Brasil, fez um alerta às pessoas que insistem em ingressar em empresas disfarçadas em marketing multinível que apresentam propostas de lucro financeiro fácil.

Segundo a promotora, uma das características da pirâmide é fazer negócio pela internet e negociar moeda virtual, o que é ilegal. “Tem CNPJ, finge que paga todos os tributos, disfarça a ilegalidade dizendoque vende bolhas de sabão (quem precisa delas?)…”

“Todo dia recebo inúmeras mensagens de gente que investiu em pirâmide financeira, e que se deu muito mal. Não há segredo nesse negócio, exceto um, quando o negócio ruir, quem o estruturou vai montar outro negócio para “enganar” aqueles que, ambiciosamente, queriam ganhar dinheiro também a qualquer preço. É assim, ninguém hoje vai vender bilhetes e montar golpes batendo na porta de nossas casas. O negócio hoje é feito todo pela internet, tem CNPJ, finge que paga todos os tributos, disfarça a ilegalidade dizendo que vende bolhas de sabão (quem precisa delas?)… Os que estruturam o negócio vão lhes mostrar carrões, casarões, dizer que dormem com cobertor feito de dinheiro… É assim, não há mais pólvora a ser inventada, moeda virtual não é legal no Brasil, vender cesta básica, árvore, camiseta, etc… por meio de MMN é meio de disfarçar ingenuamente o golpe”, informou.

Ela completou ainda que “MMN só não será ilegal se tiver produto que seja melhor do que a forma de comercialização, marketing não deixou de estar relacionado a um produto ou serviço, depende desses, entendam isso, e, se o marketing é mais importante do que o produto ou o serviço, é golpe. Conselho, se fosse bom, seria vendido, não é assim que diz o adágio? Mesmo assim, lá vai um, nesse mundo das pirâmides virtuais em que não há vítimas, há os golpistas, e os que queriam ser iguais a esses, mas não conseguiram, perder dinheiro ficou muito mais fácil, então, seja um esperto do bem, não jogue seu dinheiro fora com promessa de riqueza imediata. Espero ter sido clara”, conclui.