A administração do governador Sebastião Viana (PT) começa a apresentar os primeiros sinais que o Estado estaria passado por dificuldades financeiras. O chefe do executivo encaminhou na manhã desta terça-feira (29), um projeto de lei que extingue o Fundo Estadual do Microcrédito (FUNCRED), instituído pela lei estadual 1.964 – criado pelo ex-governador Binho Marques (PT), em 2007.
Segundo informações dos deputados que participaram de uma reunião com representantes do governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cerca de R$ 1,5 milhão estaria na contra do FUNCRED, desde 2007. O Poder Executivo pretende acessar os recursos para investir em outras áreas da administração. Um novo fundo de pequenos negócios para artesanato receberia R$ 600 mil.
O dinheiro do FUNCRED nunca foi utilizado. A previsão é que os deputados aprovem a liberação dos recursos que deverão beneficiar entre outras áreas, a Secretaria de Saúde. A proposta dos deputados do bloco de oposição é que parte do dinheiro seja destinado para resolver alguns problemas no sistema de saúde pública que foram denunciados nos últimos meses em Rio Branco.
“Os oposicionistas destacam que o Hospital do Câncer está desde o dia 17 de agosto, sem realizar exames de endoscopia. Os pacientes estão batendo com a cara na porta. Só tem um equipamento para fazer endoscopia dos pacientes que estão internados. Os próprios servidores informam que, quando tem uma vaga, colocam pessoas que estão na fila desde 2013”, diz a vice-presidente da CCJ.