O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) elogiou a postura do colega de parlamento Éber Machado (PSDC) de não abaixar a cabeça para o PT. Praticamente Gonzaguinha convidou Éber para integrar as forças políticas de oposição no Acre. No entanto, Éber ainda não decidiu o caminho que será trilhado pelo seu partido que sofreu recentemente intervenção da Executiva Nacional. Ele continua acreditando no fortalecimento na Frente Alternativa formada por partidos nanicos. Mas Éber já deixou claro que o PSDC não irá apoiar nenhum candidato do PT nas próximas eleições de 2016.
Assista ao debate em vídeo entre os deputados Éber Machado e Luiz Gonzaga.
Candidatura própria
O deputado estadual Éber Machado não descarta a possibilidade do PSDC lançar um candidato a prefeito em Rio Branco. Nem mesmo de se coligar com algum partido de oposição para indicar um vice. O fato é que a lua de mel com a FPA terminou.
Questões familiares
A família Machado é grande e importante no Acre. Empresários bem sucedidos que não gostaram nada dos últimos acontecimentos da política. Se resolverem iniciar um caminho novo realmente podem fazer bastante barulho.
Junção com o PPL
Ouvi boatos que uma das alternativas para o PSDC seria se juntar ao PPL que recém saiu da FPA. O partido atualmente está sob o comando da sindicalista Rosana Nascimento que também saiu ferida dos seus embates com o PT.
A contradição dos nanicos
O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) bradou por mais independência da Frente Alternativa de nanicos na ALEAC. Mas no mesmo discurso chamou o líder do governo, Daniel Zen (PT) de seu líder. Vai entender…
Tchê: “O PT não manda na FPA”
O presidente do PDT, ex-deputado Tchê, me garantiu que não se rendeu aos encantos do Governo do PT. Ele disse que se reuniu na sexta passada com o governador Tião Viana (PT) com o conhecimento de todos os membros da Frente Alternativa. A tese dele é a mesma de Éber, que a FPA não é do PT.
Coerente
Tchê se diz convicto em fortalecer a Frente Alternativa de nanicos. Mas assegura que para haver independência todos os partidos devem entregar os cargos no Governo. Tudo ainda em negociações internas. Tchê acha que uma parte dessa Frente poderá se unir mesmo sem cargos.
O sim da Missionária
As coisas na política mudam rapidamente. A ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC) andou “brava” com o prefeito de Cruzeiro do Sul nas eleições de 2014. Mas nesta terça, 29, declarou apoio à chapa do PMDB com Ilderlei Cordeiro (PMDB). Assim PSC, PTC e PEN marcharão com o candidato de Vagner em Cruzeiro.
Bloco forte
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro está levando a sério a sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul. Ele e Vagner Sales já juntaram mais de uma dezena de partidos para o embate eleitoral de 2016. Sai, num primeiro momento, como favorito.
Indicação do governador
A empresária Mariza Diniz está saindo do PR para se filiar ao PTB, da ex-deputada federal Zila Bezerra (PTB). Quem recomendou a transferência foi o próprio governador Tião Viana. Ela pode integrar a chapa majoritária que vai disputar a eleição em Cruzeiro do Sul pela FPA.
O calcanhar de Aquiles da FPA no Juruá
O projeto de Assentamento Santa Lúzia, em Cruzeiro do Sul, tem dado repetidas eleições à oposição. Recentemente importantes lideranças da região abandonaram partidos da FPA e migraram para a oposição. Reverter esse quadro será muito difícil.
Bela festa
O governador Tião Viana fez da entrega de veículos a produtores rurais uma festa já com clima eleitoral. Em frente ao Palácio Rio Branco lotou barracas com produtos agrícolas do Acre. O evento foi bem bolado não restam dúvidas.
A campanha no Acre já começou
Em Cruzeiro do Sul já lançaram dois pré-candidatos à prefeitura, Henrique Afonso (PSDB) e Ilderlei Cordeiro (PMDB). Em Rio Branco os nomes estão a cada dia mais consolidados, Marcus Alexandre (PT), Eliane Sinhasique (PMDB) e Professora Socorro Nery (PSDB). Em todos os outros municípios do Acre os pré-candidatos vão surgindo. Para quem ainda não sabe a pré-campanha municipal de 2016 no Acre já começou faz tempo.