Ex-senador pelo PT, Aníbal Diniz é nomeado por Dilma Rousseff como conselheiro da Anatel

A presidente Dilma Rousseff nomeou o ex-senador Aníbal Diniz para exercer o cargo de membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nomeação está publicada na edição desta sexta-feira, 2, do Diário Oficial da União (DOU). Diniz terá mandato até 4 de novembro de 2019.

Em setembro, o Plenário do Senado aprovou a indicação de Aníbal para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele recebeu 55 votos favoráveis e 1 contrário. Houve ainda 1 abstenção.

Ele havia passado por sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Na ocasião, ouviu relatos indignados dos senadores pelas dificuldades enfrentadas, especialmente em municípios do Norte e Nordeste, pela falta de acesso à internet ou a precariedade da conexão à rede.

Aníbal Diniz foi primeiro-suplente do ex-senador Sebastião Viana, e assumiu o mandato em 2010, quando o titular foi eleito governador do Acre. Ocupou os cargos de 1º vice-presidente do Senado e vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Foi também relator da Comissão de Avaliação do Programa Nacional de Banda Larga e autor de diversos projetos que ampliam o acesso da população aos serviços de telecomunicações.

Formado em História pela Universidade Federal do Acre, o novo conselheiro da Anatel tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e trabalhou na área de comunicação, como repórter, redator e editor de jornalismo impresso, radiofônico e televisivo. Antes de sua carreira parlamentar, foi secretário estadual de Comunicação no Acre, entre 1999 e 2006, onde implantou o Sistema Público de Rádio e Televisão Educativa e a Agência Digital de Notícias do estado.