Na terra em que São José é o padroeiro, São Francisco de Assis é o santo mais popular e festejado. Em Tarauacá, no final da tarde deste domingo, 04, mais de 10 mil pessoas saíram pelas principais ruas da cidade em procissão no Dia de São Francisco.
A festa em devoção ao santo acontece há mais de 60 anos. Anualmente, a igreja católica local promove um novenário, que dura duas semanas. Durante esses dias a cidade vive em torno da festa católica.
Em frente à igreja, no centro de Tarauacá, a rua é interditada para a instalação de barracas onde são comercializadas comidas típicas. Na feira, o trânsito de pessoas de todas as idades é intenso.
Em uma tenda próxima à entrada do templo são feitos leilões e bingos. Do lado de dentro, o padre Sebastião, pároco da cidade, conduz a missa, que nesta época do ano é bastante concorrida. Pessoas diversos lugares, famílias ribeirinhas, moradores dos ramais e gente da cidade chegam para pagar promessa e agradecer a São Francisco de Assis por alguma bênção alcançada ou simplesmente para pedir mais graça.
Durante todo o percurso da procissão os fieis carregaram a estátua de São Francisco fazendo orações e cantado louvores. Alguns deles com velas nas mãos.
Há quase cinco anos como pároco da cidade, o padre Sebastião diz que a devoção e a fé do povo tarauacaense é algo que chega surpreender. “É um fenômeno”, afirma.
“Desde quando eu cheguei aqui eu tenho me deparado com esse fenômeno da manifestação religiosa franciscana. De fato é um fenômeno e a cada ano a gente percebe uma maior participação, maior devoção. Muda a vida da cidade, superlota.
As procissões, então, são algo inexplicável. Só mesmo a fé para mover esse povo. Essa fé que se manifesta tão forte na vida desse povo”, resume o líder religioso.