Acre já possui 887 médicos em atividade, mas falta de profissionais preocupa governo do Estado

O dia do médico, comemorado no dia 18 de outubro, trouxe à tona uma dado interessante sobre a quantidade de médicos registrado no Acre. Segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM/AC), 887 profissionais estão registrados, em plena atividade no estado. Mesmo assim, a população ainda reclama a falta de especialistas em todos os municípios do departamento.

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exige maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional, noticiou a imprensa pública. O bom médico, além de ter um bom embasamento teórico, deve saber se relacionar, promovendo uma relação de confiança com seu paciente.

Para o médico, e também diretor Clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, que fica na Baixada da Sobral, em Rio Branco, a relação entre médico e paciente deve ser sempre das melhores. “Busco atendê-los de uma forma que fiquem à vontade, para que possamos estabelecer confiança e fazer com que o atendimento seja agradável e eficiente para ambos”, relatou Fabrício Lemos, médico e diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, em Rio Branco.

Os últimos dados da pesquisa Assistência Médico-Sanitária do IBGE, divulgados em 2013, confirmam: há quase dois empregos por médico em atividade, segundo cálculo do estudo Demografia Médica no Brasil, do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

A pesquisa não leva em conta o trabalho em consultório. Não é exagero concluir, assim, que cada médico se equilibre entre três empregos.