Pesquisas apontam os candidatos favoritos para prefeitos do Juruá

O Instituto Juruaense de Pesquisas (INJUPE) do Valdemar Queirós já fez algumas sondagens de intenções de votos nos principais municípios do Vale do Juruá. Vamos as tendências sem explicitar números.

Em Cruzeiro do Sul, o candidato do atual prefeito Vagner  Sales (PMDB), o ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PMDB) lidera, mas empatado tecnicamente com o deputado federal Cézar Messias (PSB) e o também ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). Em quarto, com uma boa porcentagem, está o ex-vereador Zequinha Lima (PP). Os números, por enquanto, indicam o favoritismo de Ilderlei. Primeiro porque acho que dificilmente Messias será candidato. Segundo porque a boa porcentagem de Zequinha deverá se somar ao do candidato do PMDB já que provavelmente será o seu vice. Mas a pesquisa do INJUPE mostra que haverá uma disputa grande pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. Mesmo porque uma sondagem revela apenas o momento e como ainda falta quase um ano da eleição as coisas podem mudar.

Rodrigues Alves
Em Rodrigues Alves, segundo o INJUPE, a pesquisa induzida aponta a liderança de Sebastião Correia (PMDB) tecnicamente empatado com o empresário Márcio Queiroz (PROS), candidato do ex-prefeito Dêda (PROS). No terceiro posto está Jailson Freitas (PSD), que na realidade, poderá ser o vice de Sebastião. Faltou o nome do candidato do atual prefeito Burica (PT), que não entrou na sondagem por ainda não ter sido escolhido.

Mâncio Lima
Já em Mâncio Lima as sondagens do INJUPE mostram, por enquanto, a liderança do candidato do PT, Isaac Lima (PT). Mas tecnicamente empatado com Luiz Hellosman (PSD) e Dêda (PROS). Nesse caso a pesquisa fala muito pouco. Primeiro porque acho difícil que o Luiz Hellosman seja candidato novamente. Segundo, o PMDB ainda não decidiu o seu candidato que poderá ser até mesmo o atual vice prefeito do PC do B, Ériton Maia. Terceiro, Dêda atualmente garante que não tem impedimentos jurídicos, mas isso é uma incógnita que só será resolvida no período eleitoral.

Bem na fita
Uma coisa é certa. Em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, o apoio do Dêda, caso não seja candidato, será decisivo. Ele aparece nas sondagens espontâneas nos dois municípios com boa memória eleitoral. Tem trabalho político no dois redutos.

Porto Walter
Por enquanto, em Porto Walter, as pesquisas mostram a preferência pelo prefeito Zezinho Barbary (PMDB) bem a frente do seu principal concorrente, o jovem empresário Alan Almeida (PC do B). Os outros dois nomes que aparecem na sondagem, vereadores Arnoudo (PMDB) e Jorge Barbary (PT) devem se tornar vices dos dois principais competidores.

A incógnita de Marechal Thaumaturgo
Ainda não houve sondagens no município. Mas, por enquanto, os nomes que devem disputar a eleição são os do atual prefeito Aldemir Lopes (PT) e do indígena ashaninka Isaac Pianko (PMDB). As eleições em Thaumaturgo são sempre muito acirradas.

Nada definido
O fato é que na maioria dos municípios do Juruá os candidatos a prefeitos ainda não estão definidos. Muitos nomes ainda poderão surgir. Mas as sondagens revelam tendências daqueles que estão mais conhecidos dos eleitores.

A volta da força do PMDB
Essas pesquisas também mostram que o PMDB voltou a ser um partido forte no Vale do Juruá. Em pelo menos quatro dos cinco municípios da região o partido entrará com candidatos competitivos com grandes chances de vitória.

Para reflexão
Evidentemente que em todas essas sondagens o número de indecisos ainda é muito grande. Então ninguém imagine já estar eleito com um ano de antecedência. Outro fator importante, é que em municípios pequenos um simples boato pode mudar toda a tendência de voto do eleitorado. Quem quiser ser prefeito que vá à luta.

A paquera do Jonas
O deputado estadual Jonas Lima (PT) sabe bem o potencial de votos do ex-desafeto Dêda. Por isso mesmo não poupa elogios ao ex-prefeito. Jonas que não é besta já deve estar de olho num possível apoio de Dêda ao seu irmão Isaac Lima.

Mais confusão no Congresso
Os brados na terça, 27, no plenário da Câmara Federal, do líder do PT, Sibá Machado (PT-AC) contra manifestantes parece ter surtido efeito. O senador Petecão (PSD) me contou que o “pau cantou” no acampamento dos manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma (PT). Apareceu uma tropa de militantes petistas que colocou a galera pra correr.

 

Compartilhar