Na tarde do último sábado, 31, cerca de 600 pessoas estiveram no Estádio Florestão para prestigiar as partidas da semifinal do III Copão Comunitário de Rio Branco que definiu os times do Aeroporto Velho e Defesa Civil II como finalistas da competição. O prefeito Marcus Alexandre, que também esteve presente assistindo aos jogos, lembrou que a cada ano a competição se firma no calendário de eventos da cidade e que o número de equipes tem aumentado a cada nova competição. “Por meio do Copão as equipes se confraternizam e praticam esporte ao mesmo tempo. Esse ano foram 132 bairros, número que deve crescer. Queremos convidar a todos para assistir a grande final na Arena da Floresta”, destaca o prefeito.
No primeiro jogo da tarde, o time do Aeroporto Velho venceu a equipe do Benfica por 3 a 0. O capitão da equipe vencedora, Roginaldo Tavares, ressaltou que dos 6 jogos, que fizeram em toda a competição, perderam apenas uma. Por isso, acreditavam nas chances de chegarem à final. Ele imagina uma grande partida na Arena da Floresta. “Nossa torcida vai nos ajudar a fazer uma grande final, com certeza”.
Na segunda disputa, a equipe da Defesa Civil, venceu nos pênaltis, depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal com o time do Conjunto Esperança I e II. Placar final 6 a 5 para a Defesa Civil. Segundo o capitão do Defesa Civil, Elimaicom Freitas, sua equipe aposta na defesa para vencer o III Copão Comunitário. “A marcação é nossa grande arma e vamos realizar o sonho de jogar e ganhar na Arena da Floresta”.
Interação
3.400 jogadores participam do III Copão Comunitário realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Esportes (Semel), em parceria com a Associação Comercial e de Serviços do Acre (Acisa) e da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb): são moradores das localidades que representam. A maioria deles é amigo de infância e joga junto há muito tempo, como explica o atleta do time do Benfica, Hélio Filho: “A gente joga junto desde menino e participar desse evento pela terceira vez é uma honra para nós, que levamos muito a sério essa competição”.
Para o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque, “interação é a palavra que define essa competição idealizada pelo prefeito Marcus Alexandre. A cada final de semana os moradores se reúnem em torno dos jogos e se confraternizam. E isso fortalece os laços entre as comunidades. O time de uma regional joga com outra, vai para outro bairro. Isso movimenta e une as comunidades”.
Números
Contando com o jogo da final, 300 partidas terão sido disputadas pelas 132 equipes do III Copão Comunitário. Ao todo, 3.400 jogadores entraram em campo. Na rodada da semifinal, no último sábado no Estádio Florestão, cerca de 600 pessoas assistiram aos dois jogos. O secretário Municipal de Esportes, Afrânio Moura, diz que a tendência é que em 2016 o número de equipes chegue a 150. “Logo que acaba uma competição os times já querem se inscrever para a próxima. O Copão Comunitário é a prova real de que esporte é uma ferramenta de inclusão social”.
Premiação
Um destaque das partidas do III Copão Comunitário é a participação das torcidas nos jogos. E para esses torcedores, a prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo do Estado, a Associação Comercial e o Grupo Star Motos, vai sortear uma motocicleta para quem for assistir a grande final na Arena da Floresta.
Segundo Afrânio Moura, os cupons para o sorteio da moto serão distribuídos nos bairros que participam do III Copão Comunitário.