Mais uma vez o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), que tem sua base política no Juruá, denunciou a situação da BR 364. Segundo ele, o trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, que estava sendo recuperado pelo DNIT continua em péssimas condições. Gonzaga afirmou nesta quarta, 4, na ALEAC, que as empresas que trabalhavam no trecho retiraram as máquinas por falta de pagamento. O deputado Jesus Sérgio (PDT), que tem base em Tarauacá, defendeu o Governo do Acre ao afirmar que o governador tem feito sua parte na obra da estrada. Segundo ele, os deputados federais e senadores deveriam ajudar o Governo do PT ao invés de ficarem reclamando da BR.
Assista ao pinga-fogo em vídeo entre os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Jesus Sérgio (PDT) sobre a atual situação da BR 364.
PC do B poderá ter candidato em Tarauacá
Enquanto o atual prefeito Rodrigo Damasceno (PT) não se decide o PC do B tem se articulado nos bastidores. Se o petista não for à reeleição os comunistas terão candidato em 2016. A escolha será entre o atual vice Batista (PC do B) e o deputado estadual Jenilson Leite (PC do B).
Não é o que parece
Rodrigo Damasceno tem muitos parentes no município que são empresários importantes. Mas isso nem sempre é bom. Todo mundo espera mais do que se pode dar. No frigir dos ovos o que parece vantagem pode se tornar desvantagem.
Questão de ética
Qualquer pessoa que alcance um cargo executivo não pode “facilitar” para os parentes. Às vezes, é melhor ter no poder um “desconhecido”. Principalmente em tempos de fiscalização rígida dos recursos públicos. Já vi esse filme várias vezes.
O melhor nome
Na oposição de Tarauacá quem teria mais chances, em 2016, seria a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD). O problema é que ela não tem a bênção do também ex-prefeito Wando Torquato (PP). Apesar dos processos, Wando continua dando as cartas na política de Tarauacá.
Correndo por fora
Não sei se a candidatura do advogado Júnior Feitoza (PSB) vai vigorar. O problema maior pra ele seria a confirmação de Rodrigo concorrendo à reeleição. Duvido que o assessor político Carioca deixará alguém da FPA concorrer contra o seu “protegido”.
Salvo pelo gongo
O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), aparece como favorito em todas as pesquisas à reeleição. Com um começo de gestão difícil o gabinete do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) ajudou muito Zezinho a colocar a casa em ordem.
Ajuda essencial
Esse dias, Flaviano conseguiu a liberação de mais R$ 400 mil para o prefeito de Porto Walter construir uma praça. O recurso é do Calha Norte. Flaviano tem ajudado anualmente Zezinho através de liberação de emendas essenciais à sua gestão.
Reconhecimento
A atual deputada estadual Leila Galvão (PT), que já foi prefeita de Brasiléia, me disse esses dias o seguinte: “Não posso reclamar do Flaviano. Quando fui prefeita ele sempre ajudou o município com as suas emendas. Nunca colocou a frente questões partidárias e políticas”.
Exemplo a ser seguido
Os deputados federais do PT deveriam andar por essa mesma linha. Descriminar prefeituras de oposição é um tiro no pé. As eleições acontecem de dois em dois anos e sempre chega a hora de se justificar perante a população dos municípios.
Quando a criança é bonita…
A recente nomeação de Marivaldo Mello à presidência do Banco da Amazônia agitou o meio político acreano. Todo mundo postando nas redes sociais felicitações para demonstrar proximidade ao novo gestor com raízes no Acre.
…Todo mundo quer ser o pai
Mas na realidade quem fortaleceu Marivaldo na sua carreira foi o ex-presidente do BASA, Mâncio Lima Cordeiro. Ele e o ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT) sempre tiveram proximidade real ao novo presidente. Os outros querem tirar uma casquinha…
Oposição?
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) já ocupou a tribuna da ALEAC para criticar o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PP). Mas nunca fez uma crítica sequer ao atual Governo do PT. Parece que os problemas do município, segundo a visão do Nicolau, são só os gerados pela prefeitura aliada do seu partido.
Caminhos abertos
O presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT), não deverá ter problemas para se reeleger no comando da Casa. Ele tem, inclusive, a admiração de deputados da oposição. Alguns até mesmo muito influenciados por ele.
Ascenção
Ney é um político em ascensão que ainda tem muito caminho a percorrer na política do Acre. Sabe cativar aliados seja do lado que for. Aprendeu a arte da diplomacia. Consegue ficar bem em meio ao fogo cruzado dos debates.
Mais um pepino pro Sibá
Se a denúncia entregue à deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) de supostos delitos eleitorais no Ramal Brama, protocolada no Ministério Público Federal, pegar vento nacional o deputado federal Sibá Machado (PT) terá problemas. Como líder do PT na Câmara, Sibá tem colecionado desafetos. E a denúncia envolve elementos “perigosos” devidamente gravados por membros da comunidade. Claro que uma gravação sem autorização da Justiça não tem grandes valores jurídicos. Mas investigações podem avançar e despertar interesses da mídia nacional. O desgaste político poderá ser grande para Sibá.