Construção de galeria resolve problema de drenagem na Baixada da Sobral

A prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo do Estado, através do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), dá sequência aos trabalhos de construção de uma galeria na Estrada da Sobral a fim de garantir a drenagem das águas da Estação de Tratamento de Água (ETA) até o Rio Acre.

unnamed

Nesta quinta-feira, 5, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, acompanhado do diretor-técnico da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Jackson Marinheiro, do secretário-adjunto de Obras Públicas (Seop), Flávio Soares, e do presidente da Associação de Moradores do bairro João Paulo, Ray Nogueira, realizou uma vistoria dos trabalhos.

A construção da galeria na Estrada da Sobral está em fase bastante adiantada, com o trânsito na via já liberado, faltando agora somente colocar o asfalto no local e fazer os acabamentos das obras de artes.

Todos os bairros do lado esquerdo da Estrada da Sobral, como João Paulo, Plácido de Castro, Cabreúva, Carandá, Pista, Glória e Boa União são diretamente beneficiados pelas intervenções realizadas na região pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado.

Para chegar ao Rio Acre, o Igarapé da ETA passa por todos esses bairros, fazendo do rio o grande dreno de toda região da Baixada da Sobral. Uma primeira galeria já foi construída em outra importante parceria com o governo do Estado e agora a necessidade desta segunda obra.

Além da galeria, os trabalhos de duplicação da Estrada da Sobral, que faz parte de um pacote de obras lançado pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo federal através do PAC Mobilidade, continuam. Esse ano, mil e oitocentos metros da via já foram duplicados.

O presidente da Associação de Moradores do João Paulo, Ray Nogueira, fez questão de destacar a importância da intervenção da prefeitura. Segundo ele, no inverno, o represamento das águas do Igarapé da ETA trazia muitos transtornos aos moradores. “Por isso somos gratos à prefeitura de Rio Branco por esse trabalho”, frisou.

O prefeito Marcus Alexandre explicou que a construção da galeria é parte de um grande esforço da prefeitura em levar mais infraestrutura para os bairros da região da Baixada. Nesse momento, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, realiza o aprofundamento do canal até o bairro Areal.

“Com o apoio do governo do Estado, que é um grande parceiro, estamos fazendo a drenagem saindo até o Areal e fazendo a entrada com o equipamento para conformar e também fazer o aprofundamento do canal, esforço que estamos fazendo para preparar essa região para o inverno. Assim, caso haja novas descargas da ETA, não vamos sofrer com o assoreamento ou problema de alagação aqui nas casas”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Compartilhar