Marcus Alexandre inaugura mais um equipamento para descanso, passeio, prática esportiva e contemplação no Conjunto Universitário
No final da tarde da sexta-feira, 13, o operador de máquinas pesadas Antônio Pépis estacionou sua retroescavadeira no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), na Baixada da Sobral, montou em sua motocicleta e rumou para o Conjunto Universitário para conferir como ficou o serviço de limpeza no lago anexo ao Centro de Esporrte e Lazer José Alves dos Santos, inaugurado pelo prefeito Marcus Alexandre. Antônio Pépis trabalha há 28 anos para a SEMSUR e foi encarregado de fazer a limpeza do lago que de tanto mato e sujeira não era percebido pela maioria dos moradores do universitário. Limpo e urbanizado, o lago embeleza sobremaneira o novo espaço de lazer construído em uma zona bastante precarizada, tomada pelo mato e praticamente sem valor imobiliário. “Fiquei emocionado”, disse Pépis, que calcula que pelo menos dez caçambas de lixo e mato foram removidos de dentro do lago. No passado, o lago teria sido um braço do Igarapé Batista, segundo relato de moradores antigos.
A atitude do maquinista da SEMSUR reflete bem o sentimento da população do Universitário: os jovens Paulo Renan, Nanda e Pablo, dois deles netos do sapateiro aposentado Ademir de França Vasconcelos, o levaram a passear em cadeira de rodas de rodas e avaliaram a acessibilidade do espaço. Vítima de um AVC, França precisa da cadeira de rodas para se locomover e, segundo sua família, não foram encontradas dificuldades para passear no circuito da praça. “Era o que faltava para nós aqui”, disse Nanda.
Nestes tempos difíceis, o esforço para se construir uma obra com a qualidade do Espaço de Esportes e Lazer José Alves dos Santos é muito grande, lembrou Marcus Alexandre durante o ato de inauguração – por isso, os agradecimentos foram a tônica do discurso do prefeito. Começou agradecendo ao ex-deputado Henrique Afonso, autor das emendas que proporcionaram a boa parte dos recursos para construção da praça. A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura, somados a um convênio com o Ministério da Defesa. As intervenções ocorreram em uma área de 5.546,02 metros quadrados.
As principais ações nesse novo espaço de lazer foram a construção de quadra de areia para prática de vôlei e futevôlei com fechamento em alambrado, suporte para rede de vôlei e execução de serviços de drenagem, construção de quatro quiosques e dois banheiros acessíveis; instalação de playground; instalação de iluminação: postes circular em concreto modelo de 1, 2 e 3 pétalas, instalação de mobiliário urbano como bancos em concreto e lixeiras metálicas; implantação de calçadas em tijolo maciço e piso cimentado; execução de calçada de contorno com rampas de acessibilidade; instalação de mesas e bancos em concreto; instalação de guarda corpo metálico; estacionamento e execução de paisagismo -e muito colorido: o grupo TRZ Crew, composto pelos jovens grafiteiros Júnior, Desch e Samuel, trio que deu um toque de arte nas paredes, muros e pisos do espaço de lazer e na vizinhança. Depois de terminarem o trabalho, eles ficaram no local para ver a cerimônia de inauguração.
Henrique Afonso retribuiu a deferência de Marcus Alexandre ressaltando a postura “republicana” do prefeito pelas seguidas lembranças de seu nome como apoiador a determinadas obras. “Todos sabem que hoje estou na oposição e o prefeito poderia não ter se lembrado de mim, mas o fez. Muito obrigado, prefeito”, agradeceu Afonso.
O ato de entrega da praça foi muito prestigiado. Além do ex-deputado federal, estiveram presentes 17 presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias como o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB) Gilson Albuquerque; a vereadora Roselane Sports, gestores do Governo do Estado, atletas de diferentes modalidades, e muitos moradores. “O que eu peço é que as pessoas ajudem a preservar este espaço. Lutamos muito para tê-lo aqui”, disse Luiz Carlos, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Universitário, liderança muito respeitada naquela região pelo trabalho sério e objetivo em favor da comunidade.
“Desafio a gente enfrenta de cabeça erguida”, diz prefeito sobre esforço por mais obras |
Para o prefeito Marcus Alexandre gratidão é um sentimento que deve ser expressado em qualquer situação. Por isso, assim como o fez ao ex-deputado Henrique Afonso, o prefeito lembrou de todos quantos ajudaram a consolidar o antigo sonho dos moradores do Universitário, o de ter um espaço onde as famílias possam passear, praticar esportes e se divertir. Citou, por exemplo, a ex-deputada federal Perpétua Almeida e o Governo do Estado, parceiros importantes na empreitada.
Não tem sido fácil conseguir novos recursos e isso é um desafio que se interpõe à boa gestão. No entanto, o prefeito vê que os tempos difíceis podem ser vencidos com trabalho. “Os desafios, a gente enfrenta de cabeça erguida. Não vamos parar de trabalhar”, disse ele.
José Alves, o contador que lutava pelo esporte
O nome da praça presta singela homenagem ao contabilista José Alves dos Santos, que quando vivo morou 28 anos no Universitário e ali, nas horas vagas, atuava como ativista esportivo. “Ele incentiva muito o esporte aqui”, lembrou Alex Santos, filho de José Alves, que se disse muito emocionado e agradecido pela homenagem. O nome da praça foi escolhido pela própria comunidade.
Já são mais de 200 espaços comunitários de esportes e lazer construídos ou reformados pela gestão de Marcus Alexandre, o maior projeto de acesso popular a esses equipamentos na história de Rio Branco. São campinhos de futebol implantados ou melhorados, quadras de grama sintética, Academias da Saúde, quadras cobertas, quadras de areia e muito mais. Soma-se a estes o Centro Olímpico da Baixada da Sobral, que está sendo construído no bairro do Aeroporto Velho e a Arena de Esportes Radicais, na Estrada do Quixadá.
Nesse contexto, o Espaço de Esporte e Lazer José Alves dos Santos é mais um instrumento da política de incentivo à prática esportiva implementada pelo prefeito Marcus Alexandre. Há previsão de se construir anexo ao ginásio de esportes uma quadra de grama sintética, o que fará do espaço um complexo esportivo.
No entorno, lago perene e horta comunitária
O entorno do Espaço de Esporte e Lazer José Alves dos Santos tem a forte marca da Prefeitura de Rio Branco. O lago que agora pode ser contemplado pela comunidade, descobriu-se então que é perene. “Nunca secou”, relata Luiz Carlos, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Universitário, versão acompanhada por vários outros moradores.
O lago também tem muito peixe e sua água abastece a horta comunitária implantada em 2013 pela Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (COMTES). Duas famílias cuidam da horta e segundo o técnico de campo, Francisco Coelho, ambas conseguem obter uma renda satisfatória com o cultivo de hortaliças. A perspectiva de Coelho é que o espaço de lazer traga novos tempos para a horta, tida com uma das mais organizadas entre todas as sete mantidas pela COMTES. A coordenadoria levou uma Feira de Talentos na noite de inauguração do EEL José Alves.
O QUE ELES DISSERAM
“Temos de preservar este espaço. Cuidar dele é dever de todos nós”.
Gilson Albuquerque, presidente da UMARB
“Nós precisávamos de um lugar como este. O prefeito está de parabéns”.
Maria do Socorro, moradora há 26 anos do Universitário
“Mais um espaço para a comunidade, um lugar onde as famílias podem praticar esporte e se divertir”.
Afrânio Lima, secretário de Esportes e Lazer de Rio Branco