Promoções de viagens internacionais estão atraindo o turista acreano que com o fim do verão e a chegada da alta temporada começa a programar suas férias. A alta do dólar não tem sido um empecilho na hora de fechar um pacote. Enjoado, o acreano tem a cidade de Orlando localizada no estado norte-americano da Flórida – condado de Orange – como ponto mais escolhido no exterior.
Segundo o diretor comercial de uma agência de viagens no Acre, Natan Dantas, a exploração dos parques temáticos e atrações aquáticas, não são os únicos fatores que atraem o turista do Acre para os Estados Unidos. O custo da viagem para o exterior é mais barato.
“É muito mais barato comprar um pacote para Orlando que sai por R$ 1.200 ida e volta, do que ir à Brasília, pagando R$ 1.600”, disse Dantas.
O segundo roteiro no exterior que atrai mais turistas acreanos está na América do Sul, é a cidade de Motevideu. Ir para a sede administrativa do Mercosul custa mais barato do que viajar para Fortaleza, no nordeste brasileiro.
Para Dantas, o valor da passagem aérea do Acre para os outros estados poderia ser amenizado com a liberação total da pista de pouso e decolagens do aeroporto Plácido de Castro. O problema que mexe no bolso dos acreanos ainda é uma promessa de ser resolvido este ano.
“As condições da pista inviabiliza qualquer tipo de promoção, isso torna a coisa mais cara”, acrescentou o diretor.
Até mesmo a chamada rota de fuga dos acreanos, a cidade de Porto Velho, não se apresenta mais como econômica. “Deixou de ser uma saída para quem procurava vagas e acabava sendo compensado com tarifas mais baixas”, comentou Dantas.