Destino de índios transferidos para Plácido de Castro será definido em Janeiro, diz Funai

Terminou no final da manhã de ontem (1) a visita técnica da equipe da Fundação Nacional do Índio, a Funai, a cerca de 50 indígenas que foram transferidos da Foz do Breu, no Juruá, para o município de Plácido de Castro.

Três técnicos escolhidos pela coordenação regional chegaram ontem à tarde, dormiram no município e realizaram vários questionários com os indígenas. Semana passada uma denúncia informou que as famílias passavam por necessidades.

A reportagem conversou com um dos técnicos, Julio Barbosa, que esteve no local. Sem adiantar detalhes do que foi relatado pelos indíos, Barbosa afirmou que até o início de janeiro, o relatório será entregue a coordenação em Rio Branco.

“Fizemos o trabalho técnico de rotina e necessário em situações como essas, após a conclusão a coordenação irá decidir o que fazer com os indígenas” relatou.

Ainda de acordo Barbosa, não foi feito nenhum contato com o prefeito do município ou encarregados de cuidar dos indígenas dentro do Parque Ecológico. O ac24horas acompanhou a rotina dos indígenas em material que será publicado em reportagem especial.

Compartilhar