No Acre, movimento Fora Dilma vai às ruas dia 13 pedir o impeachment

O movimento Fora Dilma no Acre volta às ruas no dia 13 de dezembro para pressionar o Congresso Nacional a favor do impeachment da presidente da República, que foi autorizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na quarta-feira.

Pelo Facebook, um dos líderes do movimento, o professor Breno Carrillo, convidou a população para a manifestação.

“No dia 13 de dezembro estaremos novamente nas ruas! Iremos pelo impeachment que agora é uma possibilidade real! Iremos para pressionar nossos parlamentares que devem votar pelo impeachment da Dilma! Iremos para lutar contra a corrupção, o medo e contra o grupo que está destruindo o Brasil! Agora é o momento! Chegou a nossa hora!”

Os protestos a favor do impeachment ocorrerão em todo país. No Acre, a manifestação terá concentração inicial em frente ao Palácio Rio Branco.

O rito do impeachment

Após lido o pedido de impeachment no plenário da Câmara, a presidente Dilma Rousseff será notificada e os partidos terão 24 horas para indicar os integrantes. A composição da Comissão Especial tem que ser aprovada pelo plenário da Câmara.

O próximo passo será a escolha do presidente e relator do colegiado que vai analisar o processo de impeachment.

Após a defesa de Dilma, a Comissão terá cinco sessões para decidir pela procedência ou não do processo de impeachment. A votação é por maioria simples.

Se aceito o impeachment, o parecer irá para o plenário da Câmara num prazo de 48 horas. Para ser aprovado nessa etapa, são necessários dois terços dos votos.

Se o governo não conseguir barrar o processo, ele segue para o Senado. Então, será aberto o processo de impeachment pela Câmara e a presidente Dilma tem que se afastar para que o Senado dê a palavra final.

Compartilhar