A Igreja Católica celebrou na noite desta quinta-feira, 24, o nascimento de Jesus Cristo. Numa cerimônia que contou com a Catedral Nossa Senhora de Nazaré lotada, a reunião comandada pelo Bispo Dom Joaquín Pertíñez, líder da igreja no Acre, teve momentos de emoção e alegria em todo o seu desenrolar.
Além do momento da leitura do Evangelho e ter falado do nascimento do menino Jesus, o padre afirmou que é preciso, antes de tudo, liberar perdão e amar ao próximo, esclarecendo que este é o mandamento de Cristo aos seus seguidores. Houve ainda uma encenação, momento em que a personagem de Maria [mãe de Jesus Cristo] levou um bebe até o altar, colocando-o numa pequena manjedoura.
Durante fala, Pertíñez retratou todo o desenrolar do nascimento do primogênito de Deus. Muitos idosos participaram da reunião. Ao dirigir a missa, o padre fez questão de pedir que os fiéis orassem pelos familiares e amigos e, ainda, pelos líderes da igreja espalhados por todo o mundo. “O filho de Deus virou homem para fazer deles filhos de Deus, foi isso que aconteceu. Uma promessa que se cumpriu. Jesus veio e nos tornou filhos de Deus”.
Para o bispo, o capitalismo tem, em parte, prejudicado a visão do verdadeiro sentido do natal. “O capitalismo leva ao consumo desenfreado e muitas vezes nos impede de ver as coisas de Deus. Mas, muitas vezes é a ignorância que prejudica o enxergar dos princípios do Evangelho, que é o amor, o perdão. Muita gente troca presentes, mas muitas vezes esquecem do principal, que é Jesus” comentou Pertíñez.
Segundo o bispo, “muitas vezes as pessoas nem sabem porque estão celebrando o natal, mas esse é um momento que dividiu a história em duas partes, e é um fato histórico, o princípio de uma salvação, pois o filho de Maria veio ao mundo para ser o nosso salvador. É disso que precisamos lembrar quando falarmos em natal. Esse é um momento importante talvez não para a sociedade, mas para nós, cristãos”, finaliza.
Para a empresária Andressa Paiva, celebrar a missa de natal é um ato simbólico que remete ao amor de Jesus, e ao propósito dele ao vir à terra. “Nossa alegria em estar aqui, celebrando o nascimento de Cristo, é indescritível, mas posso dizer que todos os anos venho e escuto essa ministração do Evangelho que nos mostra o porquê de Jesus ter se entregado por nós, pecadores. Ele nos fez realmente filhos de Deus, assim como Ele”, acredita a católica.