Dados alarmantes – A cada ano mais de 14 mil novos casos de câncer bucal são registrados

A presidente Dilma Rousseff sancionou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29, a Lei Nº 13.230, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. A data será celebrada anualmente na primeira semana de novembro.

Segundo a publicação, a semana alusiva servirá para estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal e promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral e controle do câncer bucal em todo o país.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer bucal já matou, em 2013, mais de 5.401 pessoas, sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres. A cada ano mais de 14 mil novos casos de câncer bucal são registrados, a maioria deles entre homens. No último estudo divulgado em  2016, a estimativa de novos casos foi de 15.490, sendo 11.140 homens e 4.350 mulheres. Desse total, ocorreram mais de 4 mil mortes por ano.

SOBRE A DOENÇA: O câncer bucal afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca podem ser afetados: gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). Segundo o Inca, o câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% das mortes por câncer são causadas pelo consumo de tabaco ou álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções

Compartilhar