Prédio do Humberto Soares será uma escola de ensino profissional

A Secretaria Estadual de Educação confirmou por meio de nota nesta terça-feira, 12, o que os alunos da Escola Humberto Soares da Costa mais temiam. O prédio da unidade deve mesmo ser transformado em um estabelecimento voltado para a formação profissional.

“Assim, havendo apenas 22% da capacidade nesta escola está sendo negociada o remanejamento dos alunos para outras unidades escolares. Deve ser esclarecido que a escola não vai fechar. A proposta é que seja realizada mudança de modalidade de ensino: de ensino básico para formação profissional, assim aproveitando melhor a estrutura”, diz a nota da See.

Ainda segundo a Secretaria de Educação “a situação da Escola Estadual Humberto Soares ainda está em negociação e a até a próxima semana deve ser definida a resolução. Nesta quarta-feira, 13, haverá reunião entre a diretoria de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e comunidade para dar continuidade ao diálogo”, completa a nota.

A Escola Humberto Soares da Costa estava funcionando provisoriamente no Centro de Referência de Inovações Educacionais do Acre (Crie) com 320 alunos. A estrutura escolar, localizada no bairro José Augusto, foi reformada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e possui a capacidade de atender 1800 alunos diurnos.

A Secretaria acrescenta que “nenhum aluno perderá sua vaga na rede pública e se assim for definido, a realocação deve ser em escolas próximas as residências dos estudantes.”

Na manhã desta terça-feira, 12, estudantes do Humberto Soares fecharam a avenida Ceará, no centro de Rio Branco, em protesto contra a medida da Educação Estadual. Eles não aceitam que o prédio da escola dê lugar a uma unidade do Instituto Dom Moacyr. Os alunos prometem fazer novas manifestações.