Internado há quase dois meses na Santa Casa de Misericórdia, em Rio Branco, por causa de uma série de doenças, o ex-coronel Hildebrando Pascoal só se locomove com a ajuda de agentes de penitenciários e enfermeiras. O ex-coronel já caiu várias vezes no banho e da cadeira de rodas, segundo relatos de Hildergad Gondim, filho de Hildebrando.
Hildebrando Pascoal tem 63 anos. Tem sério problema de pressão, diabetes, além de hérnia de disco e osteoporose, problema ósseo que dificulta a locomoção dele.
“Isso tá ficando normal ele levaste e cair. Ele tomar banho e cair. Isso tá ficando normal. Ele tem osteoporose, hérnia de disco, diabetes, ele problema de pressão. São algumas doenças que não tem cura”, relata Hildergad.
O ex-coronel recebe visitas diárias da família. A maior parte do tempo tem a companhia de dona Rosângela, sua ex-mulher.
Pascoal deveria estar em regime semi-aberto desde o dia 04 de agosto de 2015. Mas o benefício concedido pela juíza Luana Campos, da Vara de Execuções Penais, foi cassado por meio de uma liminar pelo desembargador Roberto Barros, que acatou pedido do MPE do Acre.
O caso foi parar no STJ, que indeferiu pedido de habeas corpus em favor do ex-coronel. No Acre, o processo permanece engavetado no Tribunal de Justiça.