Secretaria de Saúde abre sindicância para apurar morte de criança

A Secretaria de Saúde do Acre solicitou ao Ministério Público Estadual investigação sobre a morte do pequeno Pedro Lucas Muniz, de três meses, e instaurou um processo de sindicância. Ele morreu após fazer nebulização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no 2º Distrito, na manhã da última segunda-feira, 15. Para a família do bebê houve negligência da unidade.

20160218083212

Na manhã desta quinta-feira, 18, na sede da Sesacre, o secretário de Saúde do Estado, em exercício, Kleyber Guimarães, acompanhado dos chefes da UPA, Ana Carla, gerente geral da unidade, e do médico Antônio Gilson, gerente de assistência, informou que “todas as partes envolvidas estão sendo ouvidas” com o objetivo de esclarecer os fatos. Em no máximo 60 dias será informado o resultado processo de sindicância.

“Esse prazo é de 30 a 60 dias, onde é constituído uma comissão de profissionais, técnicos especializados, qualificados pra avaliar o caso e ao mesmo tempo é ouvido todos os técnicos e profissionais que atuaram no atendimento. Dali sai um relatório conclusivo, inclusive com perícia técnica pra identificar os fatos que decorreram do óbito da criança”.

O laudo oficial ainda não foi emitido, segundo o secretário. A criança foi atendida por dois pediatras, informou a gerente da UPA. “Dois pediatras, um que faz residência e um com pós-graduação em Saúde da Família.” Os pais, entretanto, informam que não havia médico de plantão e que a criança teria sido atendida por técnicas em enfermagem.

Pedro Lucas deu entrada na unidade, com febre e tosse, ainda no domingo e faleceu no outro dia pela manhã. Ele foi medicado com dipirona, o que é normal, apesar da idade da criança, segundo o médico Antônio Gilson, do setor de assistência da unidade. Kleyber Guimarães informou que a entrada do MP no caso deve assegurar a transparência das investigações.“A parceria com a Promotoria da Saúde (do Ministério Público) é mais no sentido de dar transparência as ações. A Secretaria de Saúde está dando total transparência a todas as ações.”

Compartilhar