Filhote de onça era criado por família no interior do Acre

video
play-sharp-fill

Uma família no interior do Acre, no município de Mâncio Lima, criava um filhote de onça pintada na residência. O caso foi levado à polícia que, após ir ao local comprovar a veracidade dos fatos, se deparou com o animal que era criado como se fosse um gato.

O filhote, segundo informações repassadas por policiais militares de Cruzeiro do Sul, foi encontrado pela dona de casa sozinho em uma estrada. Sensibilizada, ela o levou para casa, onde cuidou por, pelo menos, três meses, na companhia da família. Os próprios donos que procuraram a polícia para informar a criação do animal.

No momento da entrega do animal à polícia, que o levou aos cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), houve choro e despedidas.

Pelo vídeo, é possível observar a interação do filhote com os policiais e que ele estava sendo bem tratado pela família. Embora o caso se caracterize de crime ambiental, a família ficará livre de punição por ter entregado o animal de livre e espontânea vontade e sem intenção de prendê-lo em cativeiro.

O animal foi trazido para Rio Branco pela equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental, será entregue ao IBAMA e, posteriormente, levado para um zoológico no Espírito Santo.