​Interrupção de energia ocorreu por problemas no Linhão, em RO

A interrupção da energia elétrica no Estado do Acre, na madrugada desta quarta-feira (24), ocorreu devido a desligamento das linhas de transmissão em Rondônia que interligam o Estado do Acre ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo informou, em nota, a Eletrobras Distribuição Acre.

A quase meia hora de interrupção ocorreu às 3h22min e foi sendo restabelecida às 3h46min e às 3h53min a energia foi normalizada em toda a cidade.

De acordo com a nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), solicitando a suspensão de 62 MW de carga para o Estado do Acre. Mesmo assim, de acordo com a distribuidora, o ONS atuou preventivamente para evitar uma consequência de maior porte e está apurando as causas da interrupção.

O fornecimento de energia interrompido no Estado não é novidade para os acreanos que, constantemente, são presenteados com a interrupção no sistema elétrico. O Ministério Público do Acre (MP-AC) já ajuizou uma ação civil pública contra a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte) pedindo R$ 30 milhões pelos prejuízos causados por constantes apagões. A ação pede dano moral coletivo e indenização individual aos consumidores que foram lesados.​