A fachada original do início da década de 1960 foi mantida, mas, por dentro, o Mercado do Bosque está sendo totalmente modificado pela reforma executada pela Prefeitura de Rio Branco, com recursos próprios e do governo Federal. Os trabalhos das equipes de obras foram vistoriados pelo prefeito Marcus Alexandre nesta quinta-feira, 25.
Com a reforma, a praça de alimentação foi redimensionada, os sistemas elétrico e hidráulico, piso e banheiros foram refeitos. Os boxes passam a ter todas as condições sanitárias exigidas pelos órgãos de controle. Os acessos e banheiros são adaptados para oferecer acessibilidade para os usuários. Durante a vistoria, o prefeito Marcus Alexandre falou sobre as readequações da obra. Segundo ele, na medida em que a reforma foi sendo executada, novas necessidades surgiram, como a troca de toda a estrutura do telhado, que, agora refeita, garante maior conforto térmico para os 72 comerciantes do Mercado e visitantes.
Os comerciantes, que estão em local provisório, na frente do Mercado, acompanham todos os passos da obra. Vanier e Vanúzia, que vendem café da manhã em um dos boxes, olham com orgulho para o novo espaço e acreditam que as novas instalações vão atrair muito mais clientes. “Em noites de shows, por exemplo, chegamos a faturar até R$ 800. Acreditamos que a beleza e o conforto vão ajudar a atrair mais gente e nós estamos planejando funcionar 24 horas, alternando com todos lá de casa. Estamos muito satisfeitos com tudo e ansiosos”.
Dona Miriam Almeida, que trabalha no Mercado há 22 anos, diz que não vê a hora de se instalar no novo ponto. “Já vi tudo lá e nosso prefeito Marcus Alexandre está de parabéns por ter feito essa obra que nem parecer uma reforma e sim uma nova construção”.
O Mercado do Bosque é um dos locais mais procurados para o café da manhã, com itens tradicionais como a baixaria (cuscuz com ovos, carne moída e verdura), mingaus, bolos e tapiocas. Há também venda de frutas, verduras, lojas, óticas, relojoaria e boutiques.