Os acreanos terão bandeira amarela na conta de energia elétrica de março. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta é a primeira vez, desde que começou a ser implementada, em janeiro de 2015, que a bandeira tarifária não é a vermelha, como bem destacou o órgão.
A pasta informou, ainda, que para abril, a bandeira passará de amarela para verde, ou seja, não haverá custo extra para os consumidores.
Essa, que é uma reivindicação antiga dos acreanos, parece agora estar saindo do papel. Isso é consequência do aumento de chuvas desde o início desse ano, o que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e inclusão de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.
“Eu diria que a tarifa de energia elétrica tende a andar de lado, meio de lado. Eventualmente, podemos ter até uma pequena redução na tarifa de algumas distribuidoras”, disse o executivo. Da Aneel, Romeu Rufino, em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, no início do ano.