O meteorologista Davi Friale avisou que o nível dos rios do Acre devem subir rapidamente até esta sexta-feira devido às últimas chuvas. A elevação, porém, não é motivo para preocupações, diz Friale.
“As chuvas acumuladas, nos últimos quatro dias, superaram em mais de 150mm, nos vales dos rios Acre, Xapuri, Iaco, Macauã, Purus, Envira, Muru e Tarauacá e do riozinho do Rola. O nível do rio Acre, em Rio Branco, ao meio-dia desta terça-feira, (8/3/2016) estava em 8,50m, mas a velocidade de elevação é de 5 centímetros por hora, podendo ficar próximo da cota de 11 metros, nos próximos dias. Em Xapuri e em Brasileia, o nível sobe, também, a uma média de 5cm/h, mas não há motivos para maiores preocupações”, diz.
Em Feijó, no rio Envira subiu 2 metros nas últimas 24 horas. O rio Tarauacá deverá transbordar nas áreas mais baixas, nos próximos dias.
Quanto ao rio Iaco, em Sena Madureira, seu nível terá uma rápida subida durante esta semana e, também, poderá ficar próximo da cota de alerta.
Em Porto Velho, não há perigo de ocorrência de enchente alarmante. Ocorrerão, apenas, enchentes nas áreas mais baixas, o que acontece anualmente, avisa.