Em vídeo, mãe grita por socorro para filho em UPA; médicos teriam ido dormir

Uma mãe foi filmada implorando atendimento para o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, em Rio Branco. O vídeo foi gravado na noite de quarta-feira, dia 09, por uma pessoa que esperava atendimento no local e depois postado no nas redes sociais. Rapidamente, as imagens viralizaram e tornaram-se motivo de protesto conta o poder público.

video
play-sharp-fill

Nas imagens, a mãe aparece pedindo por atendimento médico para um dos filhos. Xingando os funcionários da unidade de saúde, ela não é contida e, revoltada com a postura dos médicos, que estariam descansando durante o plantão, pago pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), diz que os servidores podem chamar a polícia para que ela seja controlada.

“Isso [o atendimento na UPA] é uma merda. Como é que vocês médicos têm coragem de dormir sabendo que tem um monte de criança aqui doente. Como? Como vocês têm coragem de largar o plantão para ir para outro lugar? Para que se formam se não tem compromisso com os paciente? A gente, quando se forma, faz um juramento, e a gente coloca o paciente em primeiro lugar!”, reclama a mulher.

A mulher, ao pedirem calma, deixa transparecer que os servidores iriam, de fato, chamar a polícia, para retirá-la do setor de atendimento da UPA, momento em que ela diz: “Vai chamar a polícia para me prender, é? Manda me prender; manda me pender!”, diz a mulher. De pronto, os demais usuários, que estão aguardando o médico, falam, em voz alta “vai levar todo mundo”, defendendo a mãe.

A final do vídeo, fica claro que o atendimento pedido pela mãe era de um pediatra, especialidade médico em falta em todo o Acre. O secretário de Saúde do Estado já deu coletiva de imprensa para assumir o problema que, segundo a pasta, ocorre em todo o país.

Compartilhar