A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou, em seu portal na internet, o ranking das concessionárias de distribuição de energia elétrica do país em relação à qualidade do serviço prestado em 2015. O ranking avaliou todas as concessionárias do país para o período de janeiro a dezembro de 2015 e é dividido em dois grupos, de acordo com o porte da empresa.
Em todo o país são 36 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), e 26 concessionárias consideradas de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh, que é o caso da Eletrobras Acre.
De acordo com a tabela, a Eletrobras Acre ocupa o penúltimo lugar, com a 25 posição em relação a qualidade do serviço prestado. o resultado divulgado pela Aneel reforça a insatisfação do consumidor acreano, já que a companhia lidera o ranking das empresas mais reclamadas em 2015 pelo sexto ano consecutivo, segundo dados divulgados recentemente pela Diretoria de Proteção ao Consumidor do Procon (Acre).
SAIBA MAIS: No mercado inferior a 1 TWh, as três melhores foram: DME Distribuição (Dmed – MG), Força e Luz Coronel Vivida (Forcel – PR) e a Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC – SC). A distribuidora que mais evoluiu foi a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM – ES), com um avanço de 7 posições comparado com 2014. As três últimas nesse mercado foram a Iguaçu Distribuição de Energia Elétrica (Ienergia – SC), em 26º, a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), em 25º lugar, e Boa Vista Energia (RR), em 24º.
As distribuidoras que mais regrediram foram a Empresa Força e Luz Urussanga (EFLUL – SC) e Companhia Jaguari de Energia (CPFL Jaguari – SP), com queda de 8 posições em comparação ao ano anterior. A Companhia Energética de Roraima (CERR) foi retirada do ranking 2015 por não enviar os indicadores de continuidade à ANEEL e fica sujeita às penalidades regulamentares.