Representantes da OAB/AC participam da entrega de pedido de impeachment da presidente Dilma

A OAB Nacional protocolou nesta segunda-feira (28) pedido de impeachment da presidente da República. Acompanhado por centenas de advogados, o presidente da Ordem, Claudio Lamachia, afirmou se tratar de uma decisão respaldada pelos quase um milhão de advogados do país, representados no ato por diversos presidentes de Seccional e conselheiros federais.

12592501_863694340423449_8947380763827120224_n
Representantes da OAB/AC participam da entrega de pedido de impeachment da presidente Dilma

O presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues e o conselheiro federal, Erick Venâncio do Nascimento participaram do ato.

“O Conselho Federal da OAB, a partir de uma ampla consulta com as 27 Seccionais da Ordem em todo o país, se debruçou sobre elementos técnicos. Tivemos reunião de mais de 10 horas e, a partir dessa decisão, ajuizamos nesta tarde o pedido de impedimento”, afirmou Lamachia, na Câmara dos Deputados.

O presidente explicou também que a OAB não é do governo nem da oposição, tendo como norte os cidadãos. “OAB trabalha com questão das pedaladas fiscais, a exoneração de recursos para a FIFA, nomeação de Lula como ministro e uma eventual interferência no âmbito do Judiciário no que diz respeito à operação Lava Jato. Razões técnicas, pois OAB tem noção de que não pode se envolver na política partidária e nas questões ideológicas. A instituição OAB tem como ideologia a Constituição Federal. A OAB não é do governo nem da oposição, mas do cidadão e da sociedade”, asseverou.

Lamachia ressalvou ainda que a classe não se encontra dividida. “A sociedade precisa entender de forma clara que a categoria não está dividida. A Ordem teve decisão nacional, que passou por todos os Estados. Tivemos apenas um voto negativo, sendo que 26 manifestaram-se a favor. Decisão é absolutamente técnica e democrática”, disse.