Uma parceria que já vem dando certo entre a prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, e a Liga de Quadrilhas da capital foi fortalecida em reunião realizada na manhã do último sábado, 26, entre o prefeito Marcus Alexandre, o diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, a presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour, Karla Martins, a secretária Municipal de Planejamento, Janete Santos, o presidente da Liga de Quadrilhas, Cimar Santos e demais representantes de entidades ligadas à cultura junina.
A Liga de Quadrilhas é composta por 12 entidades formadas por membros das comunidades de bairros, com cerca de mil brincantes, e vai elaborar o calendário de eventos juninos, enquanto a Prefeitura, por meio da FGB, vai dar suporte para a realização de arraiais nos bairros e também às quadrilhas juninas.
Segundo o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, a FGB vai realizar, em parceria com a Liga, o Circuito Municipal de Quadrilhas e que a Fundação busca um espaço adequado para a realização dos ensaios da Liga.
O prefeito Marcus Alexandre anunciou ainda que a Prefeitura vai construir, com recursos do município e do governo federal, acessados por meio de emendas parlamentares, o novo quadrilhódromo junino da capital.
Um dos membros da Liga, Aurimar Aragão, ressaltou na reunião, que apesar da crise financeira, a prefeitura e o governo, continuam dando suporte para a entidade e que foi “graças às últimas gestões, principalmente a do prefeito Marcus Alexandre, que a Liga se fortaleceu e consegue fazer grandes eventos”. O presidente da Liga de Quadrilhas, Cimar Santos, desatacou que graças à parceria com o poder público “este ano a Liga vai apresentar um grande espetáculo para a população, no período das festas juninas”.