O estado de saúde do padre Paolino Baldassari, 89, que foi internado na segunda-feira, 28, na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, após um problema no coração, continua estável, de acordo com o boletim médico emitido pela coordenação da Unidade de Tratamento Intensivo do hospital.
Nesta quarta-feira, 30, o Bispo Dom Joaquim Pertinez, esteve visitando Paolino na UTI do Huerb. A visitada foi registrada pelo Padre Massimo Lombardi, que postou uma foto no facebook. “Dom Joaquin ministrando a Unção ao padre Paulino, que começou a falar e.a responder as orações. Louvado seja Deus”, disse Lombardi.
O boletim informa que a situação de Paolino Baldassari “evolui com insuficiência renal em reversão. Segue grave, porém estável, respirando em ambiente por cateter nasal”. O diretor do Huerb, médico Fabrício Lemos, resumiu que o padre respira com a ajuda de um equipamento e que a situação do líder espiritual é “fora de perigo”. “Ele conversa normalmente”, explicou.
Paolino Baldassari deve ser transferido até o final de semana de volta para Sena Madureira, cidade onde atua como missionário e conselheiro espiritual na igreja católica.
Ele foi internado após uma bradicardia, que é o retardamento do ritmo cardíaco abaixo de uma frequência de 60 batimentos por minutos. O religioso passou mal após o atendimento de rotina que faz aos fieis na paróquia da igreja católica de Sena Madureira.
Padre Paolino é um dos líderes espirituais mais respeitados do Acre. Ele completa 90 anos de idade no próximo dia 02 de abril. A igreja em Sena prepara uma grande festa de celebração pelo aniversário do frei. Só de vida missionária na Amazônia, Paolino Baldassari tem 60 anos de dedicação.