O Google incluiu nesta sexta-feira, 1º de abril, um botão no Gmail que envia um GIF de um Minion, personagem do filme “Minions” e dois dois “Meu Malvado Favorito”, largando um microfone. O ícone era para ser uma brincadeira da empresa que, como de costume, lança várias ferramentas para embarcar na zoeira do Dia da Mentira.
Só que dessa vez, a piada ganhou ares de mau gosto e gerou críticas. Pessoas reclamaram por terem negócios prejudicados e até perdido empregos. A repercussão foi tão ruim que o Google retirou a pegadinha do ar.
A pegadinha consistia em posicionar ao lado do “Enviar” o botão especial “Mic Drop”, na cor laranja, com desenho de um microfone.
“Hoje, o Google está tornando mais fácil ter a última palavra em qualquer e-mail com o botão ‘Mic Drop’. Todo mundo receberá sua mensagem, mas ela será a última que ouvirão sobre isso. Sim, mesmo que as pessoas tentem responder, você não irá ver”, explicou o Google.
Senso de humor
A proximidade com o botão original de “Enviar” aliada à substituição do ícone “Enviar + Arquivar” causou problemas. Andy Baio, ex-diretor de operações do Kickstarter, reclamou da “miopia” do Google. E não foi só ele. “Estranho, nenhuma dessas pessoas parece compartilhar do senso de humor da equipe do Gmail”, afirmou no Twitter incluindo o link para a página suporte do serviço.
Lá, usuários furiosos criticavam a pegadinha e relatavam os problemas que tiveram. “Isso soa como uma piada, mas, infelizmente, não é. Eu enviei um importante e-mail a 30 destinatários e sem notar cliquei no enviar ‘Mic Drop’. Eu não queria isso, e percebi o que tinha feito apenas depois de fazer. Eu tentei reenviar sem isso, mas era tarde”, afirmou um usuário.
Tanta reclamação fez o Google voltar atrás e acabar com a brincadeira. “Bom, parece que nós fizemos uma pegadinha com a gente mesmo este ano. Devido a um bug, o recurso ‘Mic Drop’ causou inadvertidamente mais dor de cabeça do que risadas. Nós pedimos desculpas de verdade. O recurso foi desativado. Se você ainda o está vendo, por favor atualize a página do Gmail”, informou o Google.