Nova Central Sindical se mobiliza contra PL que congela salários

Integrantes da Nova Central dos Trabalhadores do Acre estão em Brasília acompanhando as movimentações na Câmara dos Deputados em torno do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que trata da repactuação de dívida dos Estados e do Distrito Federal com a União e altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na prática, o texto prevê uma série de prejuízos para os trabalhadores – desde o aumento da contribuição previdenciária à proibição de aumentos salariais e de efetivo pelos próximos anos.

O presidente da Nova Central, Franklin Albuquerque, considera um absurdo e um retrocesso aos trabalhadores o projeto.

“Resumidamente, conseguimos bons encaminhamentos que podem evitar as atrocidades contra os servidores públicos com o referido PLP, mas sem necessariamente comprometer o auxílio fiscal aos estados que estão agonizando com a crise que vive o país”, salienta.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre, Itamir Lima, acompanha a mobilização. “Conseguimos apoio dos Deputados Alan Rick e César Messias que comprometeram-se em não votar contra os servidores e utilizarem sua força política neste sentido. O Deputado Sibá Machado também citou ser injusto cobrar dos servidores públicos a conta da crise financeira existente e disse haver posicionamento por parte de líderes do PT em propor emendas que não prejudiquem os servidores, inclusive já havendo uma protocolada pelo líder do partido na Câmara”, destaca.