Centro de apoio à mulher vítima de violência será construído na capital

Um espaço destinado ao acolhimento de mulheres em situação de risco social, como vítimas de violência doméstica, por exemplo, será construído no Acre. Trata-se da Casa da Mulher Brasileira. A unidade concentrará os serviços elementares para o acolhimento e encaminhamento das mulheres que sofrem com a violência doméstica, familiar, sexual entre outras.

No Acre, a Casa deverá ser implementada pelas secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres, de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Polícia Civil, de Segurança, de Justiça e Direitos Humanos e de Pequenos Negócios, Polícia Militar, Instituto Dom Moacyr e Defensoria Pública do Estado, além da prefeitura de Rio Branco, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.

Há expectativa é que seja liberado R$ 440 mil de convênios para o fortalecimento de ações de enfrentamento à violência contra a mulher no estado.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é um serviço previsto no programa do governo federal Mulher Viver Sem Violência, lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2013 e coordenado pelo Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Tem como objetivo facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados de atendimento, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.