Representantes do MP de RO vêm ao Acre conhecer sistema de gestão integrada do MPAC

Texto: André Ricardo
Foto: Tiago Teles

Membros e servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) estiveram, nesta terça-feira (26), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Acre, em Rio Branco, para saber como funciona o Sistema de Gestão Integrada da Área Administrativa do MP acreano (e-MPAC). A intenção é conhecer o sistema para tentar implantá-lo como solução tecnológica no MP de Rondônia.

Na ocasião, os representantes do MPRO, secretário-geral, promotor de Justiça Jesualdo Eurípedes Leiva de Farias; diretor do Ceaf e coordenador de Planejamento e Gestão, promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho; e os diretores de Administração e de Tecnologia da Informação, Christian Norimitsu Ito e Marcos Roberto de Lima Leandro, respectivamente, foram recebidos pelo secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Celso Jerônimo e pelos diretores Paulo Roberto (Tecnologia da Informação), Ronney Silva (Gestão com Pessoas), Reginaldo Prates (Finanças), Helder Oliveira (Controle Interno) e Sandro Caldera (Administração).

Durante a visita institucional, houve uma apresentação das características do sistema, perpassando pelos pontos que levaram a escolher o sistema de gestão integrada e, em cima da contextualização, foram descritos os objetivos e como foi feita a customização do sistema original.

MP_RO_IN_700

“Temos um interesse muito grande nesse sistema. Já sabemos do sucesso que ele tem proporcionado à gestão administrativa do MP acreano, dando agilidade na tomada de decisões por parte dos administradores e facilitando o andamento dos trabalhos. Então, viemos observar e constatar isso para implantarmos no MP de Rondônia”, diz o promotor do MPRO, Jorge Romcy.

De acordo com o secretário-geral do MPAC, promotor Celso Jerônimo, o e-MPAC foi sendo aprimorado junto à empresa que o implementou, a Dbseller, até adequá-lo à realidade do Ministério Público acreano, despontando como uma referência no cenário institucional do MP brasileiro.

“Esse sistema, conhecemos no Amapá com outro nome, desenvolvido para os municípios, mas que pode ser aplicado pelos órgãos públicos, sobretudo para sistematização de folhas de pagamento, pois fazíamos tudo de forma manual. Agora, temos o registro imediato do que está acontecendo, o que facilita também a prestação de contas”, explica o secretário-geral do MPAC, promotor Celso Jerônimo.

O e-MPAC cria a possibilidade de integração, de atendimento aos requisitos básicos de funcionamento de uma gestão administrativa, com base na contabilidade pública.

“A solução tecnológica só tem vida se for alimentada. Com informação, se consegue gerenciar o funcionamento da máquina administrativa de forma dinâmica e precisa”, diz o diretor de Tecnologia da Informação do MPAC, Paulo Roberto.

Ainda no encontro, foram apresentados outras boas práticas aos representantes do MPRO, como os projetos MP na Comunidade, Promotor por um dia e a Rádio MPAC, entre outros.

“Esse intercambio é essencial. O Ministério Público é um só e essa troca de informações, de êxitos na administração são importantes. O MP acreano tem algumas iniciativas na área de comunicação, publicidade e na administrativa que muito nos interessam”, revela o secretário-geral do MP de Rondônia, Jesualdo Eurípedes.

O Sistema e-MPAC foi implantado no âmbito da instituição como parte do desenvolvimento de seu planejamento estratégico, visando à modernização da instituição com a integração de processos e fluxos administrativos em um sistema de gestão integrada.

 

 

 

Compartilhar