Marcus Viana vistoria passarela recuperada no Recanto dos Buritis

O prefeito Marcus Viana esteve na manhã desta sexta-feira no Recanto dos Buritis, vistoriando a conclusão da obra de recuperação da passarela sobre o Igarapé Judia que liga os bairros Recanto dos Buritis e Santa Inês através do Beco Lua Nova e Rua do Apuí. A EMURB também atua na localidade executando serviços de manutenção viárias em ruas do Recanto.

3f83ffad-4929-456b-87b3-83b1b7eb5aa4

A passarela tem estrutura de concreto, guarda-corpo de ferro com piso de madeira e cerca de 60 metros de extensão. Toda a parte de madeira foi refeita e a pintura feita a jateamento, garante a impermeabilização, evitando a corrosão do material. Por ela passam pedestres, ciclistas e motociclistas. Grande parte dos alunos da escola Professor Josué Fernandes, passam pelo local.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Inês, Sebastião Mota, diz que cerca de dez mil pessoas circulam pela passarela.

A passarela foi iniciada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (DERACRE) e concluída em 2013 pela Prefeitura de Rio Branco e substituiu outra passarela, que ainda existe próximo, mas que fica submersa durante as cheias do Judia. A passarela foi construída acima do leito de alagamento para garantir o acesso de inverno a verão.

Passarelas como solução de mobilidade

As passarelas são soluções simples, que resolvem grandes problemas de mobilidade dos moradores de bairros de Rio Branco. Na atual gestão municipal, mais de 20 passarelas já foram construídas e ou recuperadas. Só no Recanto dos Buritis, são 6: 2 que passam sobre o Igarapé Judia e 4 sobre o Igarapé do Almoço. Há outras nos Bairros da Paz, Santa Inês, Areal e Seis de Agosto.