Jamyl Asfury quer ocupar a cadeira de presidente após Ney Amorim

O São João Batista do PCdoB
Depois de séculos poderá ser revivida na política acreana a passagem religiosa em que o rei Herodes cortou a cabeça de São João Batista para agradar a dançarina do templo, Salomé. Aqui, o nosso São João Batista, o vice-prefeito Márcio Batista , que não tem nada de santo, poderá ser a versão da florestania do episódio. Quem mais torce para que o deputado federal César Messias (PSB) dispute a prefeitura de Cruzeiro do Sul é o dirigente do PCdoB, Edvaldo Magalhães, que, como Herodes, não pensaria duas vezes em cortar a cabeça do Márcio e sair da disputa pela indicação do candidato a vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Não porque morra de amores por uma vitória da FPA no município. O nosso Herodes comunista sabe que, uma vitória do César levaria o primeiro suplente Moisés Diniz (PCdoB) a ser deputado federal.  Cessar Messias candidato, a cabeça de Márcio Batista estará na bandeja. Na política não se tem amigos, se tem metas a serem alcançadas.

Não seria idiota a este ponto
Só que o César Messias, que entre os seus defeitos não está o de ser burro, ou não teria sido vice-governador de dois governos petistas, até hoje responde vários processos oriundos de quando foi prefeito, dificilmente, entrará na canoa furada de disputar uma prefeitura no pior momento econômico do país e sair da cômoda Brasília para virar vidraça. E o pior, pelo fato de que, qualquer prefeito, por mais sério que seja na administração, deixará o mandato com um caminhão de processos. Não vai querer entrar nesta.

Duas derrotas seguidas
Sua candidatura para a prefeitura de Cruzeiro do Sul não seria certeza de vitória. Os seus candidatos perderam as duas últimas eleições para a prefeitura de Cruzeiro do Sul e não conseguiu ser o mais votado para a Câmara Federal do município. Tudo entra na balança.

Pegou de capote
É bom lembrar que o César Messias (PSB), com uma campanha toda estruturada na rua, com todo peso da máquina do governo, levou um capote do prefeito Vagner Sales, que com 40 dias de campanha fez sua filha Jéssica Sales, ter quase o dobro dos seus votos em Cruzeiro do Sul.

Jamil ganha foro privilegiado
O deputado Jamil Asfury (PDT), que agora passa a ter foro privilegiado, esqueceu do quesito humildade em casa e, segundo deputados comentavam em uma roda, chegou apontando para a cadeira onde estava o presidente Ney Amorim e dizendo que seria o próximo a ocupá-la.

Não consegue ser humilde
É do seu perfil, o deputado Jamil Asfury (PDT) não consegue ser humilde. Ontem, numa roda de cinco deputados da base do governo era malhado duro pelo comportamento arrogante.

Bem articulada
Perguntei ontem ao presidente do PT, Ermício Sena, como está escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Resposta: “a delegada Carla Ivani (PSB) conseguiu se articular muito bem dentro do PT”. Vamos traduzir para o popular: deram uma bela rasteira no Josa da Farmácia.

Aquela coisa, figa, madeira, mangalô três vezes
O ex-prefeito Nilson Areal se sente a própria cereja do bolo na eleição de Sena Madureira. Jacta-se de ter sido procurado por quase todos os candidatos a prefeito pedindo seu apoio. “O último a me procurar foi aquela coisa do Jairo Cassiano. Depois que ele saiu, fiz figa, bati na madeira e falei mangalô três vezes, vai para lá, cramulhão”. Um amigo do Areal me contou.

Chegar bem e sem desgaste
Um nome do PT que pode chegar bem e sem desgaste em 2018 como uma das opções para disputar o governo é o deputado Ney Amorim (PT), porque é uma figura que circula além dos muros petistas, e consegue aglutinar apoios que outro candidato do PT não conseguiria.

Candidata competitiva
Elzinha Mendonça (PDT) está entre as candidatas mais competitivas da chapa pedetista para vereadora da Capital. É mulher do deputado Heitor Junior (PDT). É bem mais simpática que ele e quem na verdade comanda a sua campanha. É uma lutadora pelos doentes de hepatite C.

A velha mania de ser superlativo
O governador Tião Viana está de parabéns pela instalação de um centro neurológico de ponta, no Acre, um atendimento de alta complexidade. É sim, um dos mais modernos do Brasil. Mas, o escriba do governo, com a velha mania de colocar o superlativo em todas as matérias oficiais, deu como o “mais moderno do Brasil”. Matéria jornalística não pode ser fantasiosa.

Com certeza não está
Fala-se muito, critica-se, mas em qualquer comparação que se fizer sobre o atendimento da rede pública de Saúde, no Acre, com certeza não se encontra entre os piores do Brasil.

Boato na rádio cipó
O boato que corria ontem na Rádio Cipó era que Márcio Bittar (PSDB) pode ser convencido a ser o vice da candidata a prefeita, deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Perguntei ao Márcio se descartava, foi dúbio: “só descarto ser candidato a prefeito, para vice não fui convidado”.

“Poucos vão ficar elegíveis”
Ouvi ontem numa breve conversa com importante integrante de um órgão de comunicação, que na sua visão, com o material coletado das prefeituras, poucos prefeitos da atual safra estarão elegíveis em 2018. “Raro será o que vai escapar de uma condenação”, completou.

Deveria ser mais prático
O Tião Bocalon (DEM) tem o mérito de praticamente sem recursos ter enfrentado a maquina petista e quase conseguido ganhar o governo. A realidade agora é outra, está afastado da lide política por conta de doença na família e nesta campanha, não me parece ser a bola da vez.

Bocalon e as pesquisas
É o que mostra mais uma pesquisa para prefeito de Rio Branco à qual tive acesso ontem, que em comparação a que foi feita anteriormente, a sua aceitação caiu. Para voltar à cena teria que estar full time numa pré-campanha, mas não tem disponibilidade de tempo para isso.

Só se não quiser
O deputado Gehlen Diniz (PP) deve ter alguma encrenca pessoal com a candidata a prefeita Toinha Vieira (PSDB), por tentar por todos os meios detonar a sua candidatura. É uma luta perdida, ela tem apoio dos caciques do PSDB e só não será candidata se não quiser.

Lava-jato está lavando a política
Todas velhas raposas da política brasileira estão sendo fulminadas pelas investigações da “Lava-Jato”, Renam Calheiros, José Sarney, Edson Lobão, Jader Barbalho, Aécio Neves, Lula, Romero Jucá, Eduardo Cunha, sem falar nas arraias menores, estarão inelegíveis em 2018. Vale a pena ler o teor grampo sofrido pelo Sarney(no site da Folha de São Paulo), o que deixa bem claro que a atual classe política e seus caciques caíram no descrédito e afundarão todos..

Precisa muito
O Brasil precisa muito de uma safra de novos nomes para dar uma sacudida na política. Não dá para confiar mais em nenhum dos que foram candidatos à presidência na campanha passada. São todos com aquelas coisas de velhas idéias, de atraso, alguns, brigando com a modernidade. Da safra passada de candidatos à presidência não há nenhum que desperte uma mudança real.

Seria colocar um peso a mais
O PT não decidiu votar a favor do projeto que acaba daqui para frente com a pensão de ex-governadores porque seja defensor da idéia. O benefício retornou no governo Jorge Viana. Votará a favor para não dar mais uma bandeira à oposição contra o Marcus Alexandre.

Não atingirá os petistas
O fim da pensão de ex-governador não atingirá nenhum dos petistas que vêm recebendo o benefício, os ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques. Tião Viana, mesmo tendo direito, não se habilitou, tem dito que fará opção pelos vencimentos de médico e professor da UFAC.

Perda de tempo
Os professores de Senador Guiomard vão perder tempo com a greve contra o prefeito James Gomes, por estar proibido de dar o reajuste à categoria e com ameaça de multas pesadas.

Meta principal
A meta principal do deputado Jamil Asfury (PDT) no momento é desvincular a sua imagem da Secretaria de Habitação e tentar eleger sua mulher, a Pastora Sandra (PDT), vereadora de Rio Branco.

Emenda do Gonzaguinha
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) trabalhava ontem em busca de uma brecha para apresentar uma emenda ao projeto do deputado Gehlen Diniz (PP), que acaba com a pensão de ex-governador. Gonzaguinha quer que o benefício permaneça para quem não tiver outra renda.

 Só deus sabe
O deputado Eber Machado (PSDC) tem sido procurado por dirigentes da oposição para formar alianças. O último a lhe procurar foi o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM). Eber até agora continua em mutismo. Não deu sinal para onde vai, não duvido nem que volte a integrar a FPA.

Candidatos a vereador
Helder Paiva, Junior Brana, Dr. Jferson, Walter Prado, Rodrigo Forneck, Marcelo Jucá, Evandro Cordeiro, Raimundo Neném, Cachorrão, Raimundo Fernandes, Fernando Martins, Geraldo do supermercado Araújo, João Paulo, Roberto Duarte, Montana Jack, Negão Valmir, Artêmio Costa, Bebeto Junior, Junior Santiago, são alguns dos candidatos a vereador de Rio Branco.

Mulheres na disputa
Lene Petecão, Rose Costa, Graça da Baixada, Roselane, Socorro Ribeiro, Sandra Asfury, Elzinha Mendonça, Rita Paro, Suelen Carlos, Maria Preta, Ray Menezes, Socorro Lima, Silvinha, são mulheres candidatas a vereadoras. A média de mulheres na disputa será baixa mais uma vez.

Não pode acontecer
Não sei a quem de direito recorrer, mas o MPE poderia entrar no caso daquelas famílias dormindo com seus filhos na porta da Assembléia Legislativa, num espetáculo dantesco da miséria à vista de todos. Não há nenhum gestor, do governo ou da prefeitura, para resolver ou ao menos minorar o problema? O quadro é antes de tudo um ato de falta de humanidade a clamar por uma solução. Onde está o secretário de Ação Social, Gabriel Maia, que não mexe uma palha a favor daquelas pessoas? Se ele moveu, se desconhece. Até quando vai a insensibilidade do poder público? Até quando? Os cargos existem só para receber salários? É tudo muito deprimente, muito deprimente. E a cena continua como se tudo fosse normal.

Compartilhar