O prefeito Marcus Viana apresentou no começo da manhã desta sexta-feira, 17, o projeto de recuperação da margem esquerda do Rio Acre, no bairro Seis de Agosto, no trecho da Rua 1º de Maio que sofreu erosão durante a grande alagação de 2015. A obra se inclui no pacote de intervenções semelhantes no Calçadão Raimundo Escócio e no bairro da Base.
Há uma erosão ativa na Rua 1º de Maio que será contida com aplicação de pedra rachão em uma área de 210 metros cúbicos e implantação do retaludamento com 1.775,55 metros quadrados de geocélula de prolipopileno e plantio de grama batatais em área de mesma dimensão. O proprietário da Emot, a empresa que venceu a licitação pública para executar a obra, garante que tomou todas as medidas necessárias para minimizar ao máximo os transtornos decorrentes da atividade. “Já temos tudo preparado para começar os trabalhos dia 20, segunda-feira próxima”, garantiu Carlos Bandeira, proprietário da Emot Construções.
A forte cheia do ano passado fez com que o solo ficasse muito fragilizado, cedendo e rachando em vários locais de Rio Branco. Para que a movimentação tenha fim, a Prefeitura de Rio Branco conta com recursos de emenda parlamentar proposta ao Orçamento Geral da União (OGU) pelo senador Jorge Viana para implantar, neste momento, três modernos sistema de contenção à base de concreto, pedra rachão e grama. A meta é aproveitar ao máximo o verão para avançar nessas obras na Rua 1º de Maio, Calçadão Raimundo Escócio e Bairro da Base.
O projeto da Seis de Agosto foi apresentado aos moradores ao ar livre exatamente no ponto desbarrancado pela erosão. “Vamos aproveitar o verão para avançar nesse trabalho”, disse o prefeito. Moradores pioneiros, como a professora Guajarina, e lideranças comunitárias como o presidente da Associação de Moradores do Bairro Seis de Agosto, Oséias Silva estiveram presentes na reunião de apresentação do projeto. “É uma obra importante para todos, moradores e comerciantes desta parte da Seis de Agosto como para a cidade toda”, disse Oséias. A vereadora Roselane Sports também esteve presente e enalteceu o trabalho desenvolvido na questão da segurança dos moradores da região próximo do rio.
Calçadão Raimundo Escócio também terá área de desbarrancamento recuperada
No Calçadão Raimundo Escócio, cujo projeto foi apresentado no final da semana passado por Jorge Viana e Marcus Vianana sede da Associação Comercial do Acre, a área de intervenção é de 6.400 metros quadrados com investimentos de R$1.747.019,30 e a obra conta com ações como a implantação do muro de contenção que utilizará volume de concreto de 30 metros cúbicos, armadura de aço com 11.142,60 quilos numa extensão de 100 metro. A área de contenção desse muro é de 9 metros.
Também será feita implantação de drenos que demandará utilização d 125 metros de pedra brita 2; execução das estacas escavadas numa extensão de 824 metros lineares usando 58,25 metros de concreto usinado e 8.719 quilos de armadura de aço CA-50.
Além disso, também serão realizados os reaterros e a conformação de taludes: o aterramento demandará ações em 4.265,55 metros e o retaludamento será feito com geocelula de prolipropileno (1.248,30 m2), geocelula de poliéster (2.497 m2) e plantio de grama batatais numa área de 1.248,50 m2).