A prefeitura de Cruzeiro do Sul vem se tornando referência em inclusão digital no Acre. Depois de criar a primeira escola de informática municipal da região, a gestão do prefeito Vagner Sales (PMDB) iniciou um ambicioso projeto de inclusão digital que tem como principal objetivo democratizar o acesso às tecnologias da informação aos moradores da segunda maior cidade do Estado. A iniciativa tem levado internet gratuita em áreas distantes do centro do município, proporcionando um serviço de internet Wi-Fi aos moradores das vilas, melhorando a comunicação e apoiando a divulgação do potencial ao turístico do Vale do Juruá.
O projeto Praça Digital iniciou a instalação de antenas de internet Wi-Fi em praças do município para oferecer internet gratuita em ambientes abertos. A prefeitura oferece 10 megabytes nas principais praças da cidade e nas vilas mais distantes da zona urbana. As primeiras contempladas foram as vilas Santa Luzia, São Pedro e Orleir Cameli. A mais recente comunidade que recebeu o investimento tecnológico foi a Vilão São Pedro e na área da ponte do Rio Liberdade na BR-364 – distante 100 km do centro da cidade. Os moradores comemoram o projeto desenvolvido pelo poder público municipal e destacam as mudanças proporcionadas pelo acesso à informação que estimula o aprendizado das crianças.
“Quem viu São Pedro antes e agora reconhece os avanços e investimentos que a prefeitura realiza na qualidade de vida dos moradores. Ganhamos novos postos de saúde, sistema de água tratada, novas escolas e uma infinidade de outros serviços públicos que tem melhorado a vida de todos por aqui. E o bom de tudo isso é que os investimentos não estão sendo feitos só aqui, mas também estão em todas as vilas assim que ganham a mesma atenção que a população da cidade. A inclusão digital chegou com este projeto que leva internet grátis, que é uma verdadeira ferramenta de trabalho”, diz o servidor público, Antônio de Menezes.
Segundo o prefeito Vagner Sales, nos últimos anos, a prefeitura tem investido na modernização de espaços públicos, destacando a construção de praças culturais para o lazer de jovens e adultos, iniciativa que tem mudado a rotina dos moradores. Os locais revitalizados se tornaram pontos de encontro. Aos finais de tardes, além do espaço cultural e de diversão, a população encontra um novo atrativo no meio de comunicação através da internet que é fornecida sem custo. Para a juventude, a instalação de sinal Wi-Fi trouxe também possibilidade para pesquisas educacionais, assim como meio de entretenimento pelas redes sociais.
Para ter acesso à internet, basta apenas que o usuário se conecte à rede local, utilizando qualquer dispositivo que possua o sistema de captação da internet sem fio, como computadores, tabletes, smartphones e outros aparelhos, que possuam conexões Wi-Fi. O acesso é irrestrito e gratuito a qualquer pessoa do município ou visitante pode navegar na rede mundial de computadores. “Sabemos da dificuldade que os moradores das vilas passam, devido a ineficiência do serviço de telefonia móvel. Estamos batalhando para que vilas como a Santa Luzia, por exemplo, receba a instalação de uma torre de telefonia móvel”, enfatiza Sales.
Enquanto a telefonia móvel não chega nos locais mais remotos de Cruzeiro do Sul, o prefeito resolveu criar o projeto Praça Digital como alternativa para o fim do isolamento e falta de comunicação. “Decidimos melhorar a comunicação da comunidade por meio da instalação de sinal Wi-Fi nas praças públicas, fazendo com que todos tenham livre acesso ao serviço”, informa Vagner Sales, que destaca ainda os avanços das políticas públicas no processo de inclusão digitalina no município que é considerado a capital do Vale do Juruá, proporcionando aos internautas entretenimento e conhecimento.