Formação em Farmácia é ofertada pela Uninorte na capital acreana

O farmacêutico não é apenas um profissional que trabalha em farmácias e drogarias. Responsável pela análise, produção, controle de qualidade e marketing de vários produtos, o profissional estuda a composição e os processos produtivos de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene. As atividades desenvolvidas por este profissional geram impacto direto na saúde das pessoas.

Segundo dados do Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos (ICTQ) metade das 97 mil farmácias e drogarias do Brasil, funcionam ultimamente sem a assistência técnica do farmacêutico, o que vai contra a Lei de 1973 que determina a presença do profissional durante todo o período de funcionamento da farmácia, sob pena de multas e até interdição do local.

A Uninorte, ciente dessa necessidade e disposta a contribuir com o melhoramento do mercado regional conseguiu implantar o curso de Bacharelado em Farmácia, visto que em todo o estado do Acre, apenas uma instituição oferece o curso de graduação na área, o que resulta em considerável déficit de profissionais farmacêuticos para atendimento no Estado.

De acordo com o senso do ICTQ, o estado do Acre é o segundo município a ter o menor número de farmacêuticos, 0,69 por 2000/habitantes, ficando atrás somente do estado do Piauí. Para o coordenador do curso de Farmácia da Uninorte e Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará, Ricardo de Araújo Marques, outro aspecto a ser considerado, é a falta de assistência profissional nos municípios, sobretudo na zona rural.
“Há municípios do Estado em que, pela falta de profissionais, os usuários necessitam se deslocar para Rio Branco, em busca de tratamento. Não esquecendo, que esse movimento gera uma diminuição no fortalecimento da cidadania e da participação popular em saúde”, esclarece.

Apesar dos esforços governamentais de interiorização, a cidade de Rio Branco concentra o maior volume de investimentos do Estado e mantém o maior número de empregos. De acordo com o IBGE (2014), o Acre é composto de 22 municípios compreendendo uma área de 164.123 km² e 790.101 habitantes. Deste total, quase a metade da população concentra-se na capital (363.928 habitantes). Por se tratar de uma região em franca expansão, é crescente o número de empregos para profissionais qualificados em todas as áreas do conhecimento, principalmente para o farmacêutico.

“Por todos os motivos expostos o curso de Farmácia da Uninorte tem como objetivo a formação de farmacêuticos eticamente comprometidos e tecnicamente preparados, para atender ao mercado de trabalho e as demandas sociais do estado do Acre. Tal finalidade se viabiliza através da prática indissociada do ensino, da iniciação científica e da extensão, assegurando a formação integral de profissionais, que atuem vigorosamente, em função de interesses comuns à maioria da população, atendendo às necessidades regionais de recursos humanos”, disse o coordenador.

O farmacêutico tem se mostrado um dos principais atores na promoção da saúde humana, exercendo atividades tais como, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de medicamentos, vacinas, cosméticos, saneantes e produtos correlatos, realização de exames toxicológicos e clínicos de diagnósticos de patologias, orientação no uso racional de plantas medicinais, medicamentos industrializados e manipulados, dentre outras atividades.

“Nos últimos anos, o farmacêutico se tornou um agente importante nos programas públicos de saúde, exercendo suas atividades tradicionais no SUS, como a dispensação e as análises clínicas e toxicológicas, e, ainda assumindo cargos de gestão, de gerenciamento de serviços ou de informações, ou atuando na vigilância sanitária”, afirma Marques.

O curso de farmácia oferecido pela a Uninorte foi construído com base na Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002 e estruturado a fim de beneficiar o aluno dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: Atenção à saúde (desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde), tomada de decisões (decidir as condutas mais adequadas), comunicação (ser acessível na interação, verbal e/ou não verbal), Liderança (gerenciar de forma efetiva e eficaz), administração e gerenciamento (estar apto a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração) e Educação permanente (que deve ser contínua).

O mercado de trabalho para o profissional depois de formado é amplo e encontra-se em alta expansão. Além de farmácias e drogarias, o farmacêutico pode atuar em diferentes ambientes como Hospitais públicos e privados, Indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos, Laboratórios de Análises Clínicas, Institutos de Pesquisa, Vigilância Sanitária e Saúde Pública.

De acordo com a Diretora do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Rossana Freitas Spiguel, os farmacêuticos com a ampliação das áreas de atuação promovida pelo Conselho, por meio da aprovação de resoluções têm uma enorme contribuição a oferecer à sociedade. “A nossa população acreana não pode prescindir da presença desses profissionais nas farmácias públicas ou privadas, nos hospitais, nas clínicas, nas indústrias e em tantos outros postos de trabalho existentes no mercado”, pontua.

Para Marques, a valorização do profissional farmacêutico nos serviços públicos de saúde tem sido ainda maior, principalmente com a implantação de novas políticas públicas, como a inserção de fitoterapia e homeopatia no SUS. “O curso de Farmácia está em alta, principalmente na região norte, em especial no estado do Acre”, assegura o coordenador.

Segundo a diretora, dados do Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF-AC) mostram que o Estado conta com um total de 223 farmacêuticos inscritos para 253 postos de trabalho. “O Acre conta com cerca de um profissional por posto de trabalho. Dessa forma, a iniciativa da Uninorte é muito bem-vinda, pois ampliará a oferta de vagas para o ensino superior farmacêutico em nosso Estado”, finaliza Spiguel.

Com objetivo de formar farmacêuticos generalistas envolvidos com questões humanistas, éticas e científicas, voltados para a promoção da saúde, a Uninorte está com inscrições abertas para o segundo Vestibular 2016.
As inscrições podem ser feitas pelo site uninorteac.com.br até o dia 12 de julho. A prova será realizada no dia 17 de julho no Campus da Cidade Universitária Uninorte.