A partir de janeiro de 2017, os veículos fabricados no Brasil deverão ter o novo modelo de placa. A proposta prevê a padronização das placas das frotas dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), permitindo mais caracteres de segurança, o que inibirá a clonagem do veículo.
No Acre, os gestores afirmam que “a intenção é de que a partir de janeiro de 2017 os fabricantes de placas já estejam aptos para atender a determinação”, explica a diretora de operações do Detran/AC, Shirley Torres.
O processo de transição para implementação das placas do Mercosul vai abranger a frota de mais de 243 mil veículos e será realizada gradativamente, começando pelos veículos novos.
Os demais serão readequados conforme sejam feitos serviços no Departamento, como vistoria, transferência de proprietário e troca de lacre. Os veículos que passarem pelos nossos serviços terão a placa substituída.
A determinação do Contran foi estabelecida por meio de Resolução nº 590, que determina todos os veículos em circulação no país tenham se adequado à lei até 2020.