Rio Acre marca 1,89 metros e se aproxima do menor índice dos últimos 46 anos

O Rio Acre se aproxima de um dos menores níveis dos 46 últimos anos, com a marca de 1.89 metro, na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, segundo informações repassadas pelo major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros.

A situação pode se agravar ainda mais, caso se confirme as previsões meteorológicas de escassez de chuvas para os próximos 90 dias. Uma Sala de Situação foi instituída para monitorar as queimadas e a ocorrência de chuvas nos municípios acrianos. O poder público promete realizar campanhas educativas junto aos veículos de comunicação com objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os riscos da atual situação ambiental.

No mês passado, o Rio Acre chegou ao nível mais baixo dos últimos 11 anos em comparação ao mesmo mês do ano passado, com 2,74 metros. Em setembro de 2005, o rio atingiu a marca de 1,64 metros. Porém, o nível mais baixo já registrado foi em setembro de 2001, quando o rio chegou a 1,50m.

A previsão para este é que o rio atinja a menor cota dos últimos 46 anos. O período de estiagem prolongado, que ocorre entre maio e outubro, deve ser o mais rigoroso desde 2005, quando o Acre enfrentou uma de suas piores secas.

Compartilhar