O senador Gladson Cameli (PP-AC) solicitou durante audiência com o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, urgência na análise do pedido de renegociação das dívidas da Companhia de Eletricidade do Acre, a Eletroacre. A empresa está sendo negativada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Cameli mediou a liberação ao fornecedores de parte do montante de R$ 80 milhões, retidos na empresa, referentes à Cota de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) e à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
De acordo com o senador Gladson Cameli, a Aneel chegou a autorizar a liberação dos valores para pagar os fornecedores de combustível, o que não atende a Eletroacre, porque a empresa não tem débitos vencidos com esses provedores, e sim com diversos de outra natureza.
“A autorização deveria ser para pagar todos os fornecedores. Eu disse ao ministro que essa autorização precisa ser feita na reunião da diretoria da Aneel marcada para esta terça-feira (12), porque sem os pagamentos a Eletroacre não poderá honrar seus compromissos e nem poderá assinar o aditivo de prorrogação da concessão”, alertou o senador.
Agenda positiva – O progressista intensificou sua visita aos ministérios tratando de assuntos pontuais como a seca do Rio Acre, o fortalecimento do agronegócio e a liberação do seguro defeso.