A prefeitura de Cruzeiro do Sul entregou a obra de revitalização do Cais do porto, Praça da Bandeira e Mirante. Os espaços culturais estão entre os pontos históricos mais antigos da cidade. A obra preservou peças importantes, entre elas o busto do Coronel Mâncio Lima, (pioneiro no desenvolvimento na região do Vale do Juruá) painéis em marchetaria do artista plástico Maquesson Pereira e arco moldado em ferro fundido na Inglaterra, no ano de 1912, fixado na antiga estação do Porto, construída em estilo colonial inglês.
A revitalização contou com investimento avaliado em R$ 1milhão, recursos proveniente do Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, que possibilitou a construção de 16 box comerciais, disponibilizados aos camelôs que trabalhavam como ambulante na Praça da Bandeira, há mais de 12 anos. Populares e autoridades prestigiaram o evento. O senado Gladson Cameli (PP), destacou o trabalho desenvolvido por Vagner Sales (PMDB) e falou de sua contribuição no processo de desenvolvimento de Cruzeiro do Sul.
“Sou filho desta terra com muito orgulho e tenho trabalhado de modo incansável pelo desenvolvimento de nossa cidade, que a cada dia se torna mais bela e próspera. Investir no presente, preservando o nosso passado, com os olhos no futuro, assim deve ser um gestor público. E sem dúvida o prefeito Vagner Sales tem feito isso. Tenho dado minha parcela de colaboração, através de emendas parlamentares e minha presença rotineira, acompanhando e identificando onde podemos investir para melhorar ainda mais nossa cidade”.
Procurado pela reportagem, o prefeito Vagner Sales disse que os espaços revitalizados contam a história da cidade e de seus fundadores. “Estes espaços contam muito da nossa história, além de ser um fator importante no aspecto econômico. Os mais antigos lembram de figuras ilustres que por aqui passaram e que muito contribuíram no processo de integração e desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. No cais do porto que ancoravam grandes embarcações e os hidroaviões, levando e trazendo pessoas e mercadorias”, diz Sales.
O prefeito destaca que a preservação da cultura precisa fazer parte dos programas desenvolvidos pelos gestores municipais. “A história de nosso povo precisa ser contada para as gerações futuras. Nossos jovens precisam conhecer a trajetória das pessoas que desbravaram, desenvolveram e deram os primeiros passos para construção do nosso município. Estamos ajudando a contar a nossa história, preservando a nossa identidade e repassando o reconhecimento das diferentes culturas que contribuíram grandemente com Cruzeiro do Sul”.