Governo do AC ainda aguarda reconhecimento do decreto de Situação de Emergência

O governo do Acre aguarda ainda pelo reconhecimento da Defesa Civil Nacional e Ministério da Integração do decreto de Situação de Emergência, assinado pelo governador Sebastião Viana há quase um mês. O reconhecimento é necessário para que novos investimentos sejam realizados, no intuito de amenizar os prejuízos causados à população devido ao baixo nível do Rio Acre.

O nível do Rio Acre continua baixando e nesta terça-feira (2), o manancial registrou a cota de 1,43 metro, em Rio Branco. Este é o menor nível já registrado nos últimos 45 anos. As previsões indicam o agravamento do período de estiagem até setembro. O manancial do estado é responsável pelo abastecimento de nove municípios.

Ontem (1), para evitar o desperdício de água por parte da população acreana, o governador Sebastião Viana gravou um vídeo de apelo para que a sociedade economize água. No vídeo, ele elogia as ações da equipe do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e classifica os servidores de ‘heróis’ por estarem procurando caminhos alternativos para assegurar a captação da água para os bairros de Rio Branco.

Novas medidas deverão ser adotadas em possível agravamento do cenário de seca, caso o manancial registre a marca de 1,25 metro, em Rio Branco. As ações educativas e de fiscalização estão sendo promovidas nos bairros da capital.

Compartilhar