O nível do Rio Acre continua baixando e chegou a 1,41 nesta quinta-feira (4), em Rio Branco, segundo medição da Defesa Civil Municipal. A previsão é que o nível continue descendo já que também não há previsão de chuva para este mês de agosto e possa chegar a 1,25m até setembro.
Na capital acreana não chove desde o 7 julho. Em julho choveu apenas 5,6 milímetros, o que representa apenas 15% da média esperada, 32 milímetros. O nível do Rio Acre é o menor desde 1970.
No interior do Estado os rios também estão com seus níveis em baixa. O Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, marcava 4,33 metros na quarta (3). No município de Feijó, distante 366 quilômetros da capital Rio Branco, o Rio Envira está com 3,69 metros nesta quarta. E em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá marcava 2,58 metros.
O governo do Acre aguarda ainda pelo reconhecimento da Defesa Civil Nacional e Ministério da Integração do decreto de Situação de Emergência, assinado pelo governador Sebastião Viana há quase um mês. O reconhecimento é necessário para que novos investimentos sejam realizados, no intuito de amenizar os prejuízos causados à população devido ao baixo nível do Rio Acre.