O senador Gladson Cameli (PP-AC) foi o primeiro entre 66 inscritos a se pronunciar na fase de debate entre os senadores após acusação e defesa fazerem suas apresentações no plenário do Senado na tarde desta terça-feira (30) na fase final de julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff.
Para o progressista, o momento é crucial para a história política em que instituições democráticas estão sendo provadas a ferro e fogo. O parlamentar citou Montesquieu – que nasceu no período de absolutismo francês – ao chamar os pares para uma reflexão sobre o verdadeiro papel do legislativo.
“Qual é o verdadeiro papel do legislativo desde sua origem se não o de impor limites aos atos do executivo no chamado sistema de freios e contrapesos” chamou para reflexão o senador em seu pronunciamento.
Para Cameli, a presidente afastada Dilma cometeu crime de responsabilidade ao agir sem responsabilidade fiscal. Acrescentou que nenhum golpe vem sendo aplicado nem por deputados e muito menos pelos senadores, mas “pelo própria presidente ao demonizar a oposição e comprar apoio de movimentos populares e pessoas carentes”.
Ao reafirmar sua posição a favor do impeachment Gladson Cameli disse que a herança mais valiosa é o império da legalidade. Para o senador acreano, o processo vigente é resultado do avanço da legislação e amadurecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Devemos olhar para o futuro, fortalecer a segurança jurídica e a confiança nas instituições” concluiu o senador.